24/11/2015 - SME - Educação
Projeto ‘Libras na Escola’ beneficia 313 alunos
Aulas de Língua Brasileira de Sinais ocorrem quinzenalmente na Escola Maria Tomázia Coelho

foto/divulgação: EBM Maria Tomázia Coelho

No total são 11 turmas.

O ensino da Língua Brasileira de Sinais é promovido na Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, através do projeto “Libras na Escola”, proposto pela professora Cristine Hertz Alves. A unidade não possui alunos surdos matriculados, mas a iniciativa visa  salientar a importância do ensino de Libras a todos, e não somente àqueles que possuem a deficiência. São 11 turmas, totalizando 313 estudantes beneficiados.

Os alunos do 1º ao 5º anos, nos dois turnos, têm aulas de 45 minutos quinzenalmente. São trabalhados os sinais do alfabeto, numerais, cores, materiais escolares, apresentação pessoal, cumprimentos, expressões de gentileza, dias da semana, meses, alimentos, verbos, frutas e diálogos. A garotada também ensaia músicas utilizando a língua de sinais. Essa última atividade contou com a participação do oitavo ano.

Durante o ano foi promovido o Curso Básico de Libras para professores da unidade e comunidade escolar. Os encontros eram semanais, no período noturno. A carga horária final foi de 40 horas.

A professora de Libras também realiza o atendimento educacional especializado no Núcleo Municipal de Educação Infantil Gentil Mathias da Silva, localizada no bairro Ingleses, onde há um aluno surdo matriculado.