30/11/2015 - SMPI - Patrimônio
Órgão ficará fechado para atendimentos externos a partir do dia 7 de dezembro

foto/divulgação: Fábio Nocetti

Funcionários do IPUF

A estrutura do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), que há 37 anos funciona no mesmo prédio histórico, na praça Getúlio Vargas, 194, vai ser levada para outro prédio, ali perto, no início do mês de dezembro. O local atual é alugado pela prefeitura e pertence a Irmandade do Divino Espírito Santo.

O novo prédio, Ed. Dona Angelina, 138, foi escolhido por ficar praticamente ao lado do prédio atual e possuir a estrutura necessária para melhorar o atendimento à população. Por causa da mudança, o atendimento externo (ao público) ficará suspenso a partir do dia 7 de dezembro, voltando a normalidade em 4 de janeiro, já no prédio novo. Cabe ressaltar que, mesmo durante a mudança, o serviço interno (expediente) acontecerá normalmente de segunda a sexta, das 10 as 19 horas.

Criado em 24 de março de 1977, o órgão completou 38 anos em 2015 - 37 deles neste mesmo prédio - tendo entre suas importantes funções promover estudos e pesquisas para o planejamento integrado da capital catarinense. Dentro desta diretriz, foi o órgão responsável pela coordenação das discussões que levaram à elaboração do novo Plano Diretor de Florianópolis.

Outra importante atribuição do IPUF é o cuidado com o patrimônio histórico, natural, artístico e cultural de Florianópolis. Entre os destaques mais atuais do órgão, estão as restaurações do Mercado Público e da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que abrigará o primeiro museu sobre a história da cidade.

Atualmente, o IPUF vem realizando uma série de oficinas junto à população, para discutir a situação da mobilidade urbana da Capital. Durante os encontros, os moradores vêm contribuindo com diversas sugestões, que farão parte das alternativas para acabar ou minimizar os problemas viários através da criação do Plano de Mobilidade de Florianópolis.