01/12/2015 - SMS - Saúde
Prêmio de Boas Práticas vai anunciar vencedores
Evento será na sexta-feira, durante todo o dia, com a apresentação dos melhores trabalhos

foto/divulgação: SMS

Cerimônia de entrega será na próxima sexta-feira (4)

Reduzir a judicialização e promover a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhar em rede e articular de forma intersetorial na atenção neonatal e puerpério, promover a abordagem ao consumo de álcool na Atenção Primária à Saúde e outras ações criativas, realizadas nas unidades de saúde de Florianópolis, serão valorizadas nesta sexta-feira (4), durante o evento de entrega da 4ª edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde. A cerimônia será no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), das 8h às 16h30.

O prêmio divulga as boas práticas educacionais desenvolvidas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que estejam centradas na valorização do trabalho como fonte de conhecimento. Durante o evento essas experiências serão apresentadas e os vencedores, premiados com uma viagem, para que conheçam ações realizadas em municípios reconhecidos nacionalmente na área da saúde.

O tema deste ano foi “Intersetorialidade e trabalho em rede: caminhos para a integralidade”. O Prêmio Boas Práticas foi reconhecido pelo Ministério da Saúde no concurso InovaSUS do ano passado.


Avaliação

O processo de avaliação dos trabalhos inscritos ocorreu em duas etapas. A primeira foi realizada por um grupo de profissionais de saúde convidados, com afinidade com o tema desta edição. A segunda etapa foi feita em oficina promovida na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.

O grupo de avaliadores é constituído por representantes do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Controladoria Geral da União, Instituto Comunitário Grande Florianópolis, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina e Ministério Público e Federal, entre outras instituições públicas e organizações sem fins-lucrativos, parceiras do evento.


Na oficina, os avaliadores definiram conjuntamente as boas práticas que serão apresentadas oralmente na cerimônia e concorrerão à premiação e as que serão apresentados em formato banner comentado.

Confira a programação


Abertura

8h - 9h

Credenciamento e Visita aos banners das Boas Práticas.

9h – 9h40

Assinatura da Carta de Reconhecimento e Recomendação das Boas Práticas participantes da 4a Edição.

9h40 às 10h

Intersetorialidade e Trabalho em Rede: Caminhos para a Integralidade - Daniel Moutinho Júnior – Secretário de Saúde de Florianópolis.

10h às 10h20

Prêmio de Boas Práticas em Saúde de Florianópolis – Daniela Baumgart de Liz Calderon – Diretora de Planejamento, Informação e Captação de Recursos.

10h20 às 10h50

Relato de Experiência dos Autores das Boas Práticas vencedoras da 2a Edição do Prêmio de Boas Práticas.


Apresentação de banner projetado

11h às 12h

Sala 1:

- A intersetorialidade como estratégia para a construção da integralidade: Saúde na creche - Raquel Vicentina Gomes de Oliveira da Silva – Centro de Saúde Morro das Pedras.

- Uso compartilhado de planilhas eletrônicas georreferenciáveis na Atenção Primária - Luis Fabiano Ramos – Centro de Saúde Santinho e Centro de Saúde Ingleses.

- Índice de necessidades de tratamento odontológico (INTO) no contexto do Programa Saúde na Escola – uma alternativa de organização da demanda em saúde bucal - Renata Marques da Silva – Centro de Saúde Armação.

Sala 2:

- Como a pressão assistencial inspirou a equipe do Centro de Saúde Capoeiras a redividir seu território baseado no perfil populacional - Ana Paula Machado Correia de Melo – Centro de Saúde Capoeiras.

- A experiência da parceria intersetorial entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação: a elaboração de uma instrução normativa sobre a administração e o uso de medicamentos nas unidades educativas de Florianópolis/SC - Ana Paula da Silva - Diretoria de Atenção Primária em Saúde.

- Abordagem ao consumo de álcool na Atenção Primária à Saúde (APS) em Florianópolis – Resultados preliminares dessa iniciativa pioneira entre Diretoria de Atenção Primária e Diretoria de Média e Alta Complexidade - Fernanda Conto

Sala 3:

- Atenção, prevenção e estimação ao risco de acidente vascular cerebral: uma abordagem interdisciplinar e intersetorial - Sibele Holsbach Costa – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Continente 2.

- Justiça e Saúde caminhando lado a lado: quando o trabalho intersetorial e em rede reduz a judicialização e promove a eficiência no SUS - Luciane Anita Savi - Assessoria Jurídica.


Apresentação oral das boas práticas – Categoria Atenção

13h às 13h15 – Grupo Capital Criança: trabalho em rede e articulação intersetorial na atenção neonatal e puerpério – Henrique da Luz Daros – Centro de Saúde Ingleses.

13h15 às 13h30 – Grupo Terapia da Dor: uma visão interdisciplinar em saúde – Jessica Jacinto Krug – Nasf Sul 1.

13h30 às 13h45 – Trajetos culturais – Edemir Firmino Nascimento – CAPSad Ilha e CAPSad Continente.


Votação Prêmio Boas Práticas em Saúde – Categoria Atenção

13h45 às 14h00


Apresentação oral das boas práticas – Categoria Gestão

14h às 14h15 – Resultados do processo de implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Florianópolis no período de 2010-2015: uma prática de cogestão e educação permanente – Thaisa Santos – Diretoria de Atenção Primária em Saúde.

14h30 às 14h45 – Construindo redes de apoio: a contribuição do Nasf para o trabalho intersetorial na Atenção Primária em Saúde – Débora Martini – Nasf Centro.

14h45 às 15h – Tecendo o fio da meada para a rede de atenção ao câncer no Sistema Único de Saúde – Dannielle Fernandes Godoi – Diretoria de Média e Alta Complexidade.


Votação Prêmio Boas Práticas em Saúde – Categoria Gestão

15h00 às 15h15


Debate com autores das boas práticas

15h15 às 15h45


Visita aos banners

15h45


Encerramento

16h30 – Divulgação do resultado e premiação