10/02/2016 - SC - Carnaval
Dados confirmam 800 mil foliões na Capital
Balanço divulgado na tarde desta quarta-feira estima que houve público recorde neste Carnaval

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Prefeito anunciou o balanço dos quatro dias de festa

Um Carnaval com recorde de público, com uma economia de 50% em gastos públicos e com o registro de apenas uma ocorrência grave em um universo de quase 1 milhão de foliões. Este é saldo dos últimos quatro dias de festa, divulgado na tarde desta quarta-feira (10), pelo prefeito Cesar Souza Junior.

Os números estimados apontam que em todas as festas realizadas com apoio da Prefeitura, incluindo os desfiles na passarela Nego Quirido, cerca de 800 mil pessoas festejaram o Carnaval em Florianópolis, número que pode atingir 1 milhão, se incluir os eventos particulares.

A maior comemoração após este período, segundo o prefeito, não é nem em relação ao alto número de foliões, mas sim pelo fato de, apesar do corte de gastos, nenhum dos eventos ter sido cancelado, um bom sinal de que a iniciativa privada está apostando na cidade.

“Todos os eventos foram realizados, tão bons quanto o ano passado, o público compareceu e a passarela mostrou que tem potência para ir além. Nossa intenção é seguir neste ritmo e chegar a um patamar de custo zero aos cofres públicos”, afirmou o prefeito.

Segurança

Outro fator que chamou atenção neste Carnaval, tanto pela Polícia Militar como pelo Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, foi o fato de, apesar do grande número de público em toda a cidade, nenhum dos três órgãos atendeu a alguma ocorrência grave, com exceção da fatalidade no Sul da Ilha, onde houve um atropelamento com morte.

Para os setores da segurança, ter 1 milhão de foliões e mesmo assim manter a ordem é uma conquista. “Em todos os quatro dias, encaminhamos 20 pessoas para as delegacias da cidade, nada grave, envolvendo apenas o uso excessivo do álcool", afirmou o secretário de Segurança e Gestão do Trânsito, Valci Brasil.

Economia

Segundo dados da Setur, a cidade recebeu cerca de 300 mil turistas e chegaram na cidade 200 ônibus extras, 125 voos charter e a rede hoteleira alcançou 85% de ocupação. A estimativa é de que a cidade, desde o início da temporada, teve um incremento na economia de R$ 5 bilhões, incluindo todos os gastos dos turistas, entre eles hospedagem, transporte e alimentação.

A Comcap, após quatro dias de intenso trabalho, também comemora os bons números do Carnaval. Apesar do incremento quase cinco vezes maior do que em dias normais, a companhia conseguiu dar conta do recolhimento de 3.3 mil toneladas de lixo. Após as madrugadas de festa, as ruas foram entregues limpas, sempre até as 5 horas.