12/02/2016 - SME - Educação
Alunos da rede municipal voltam às aulas na segunda
Mais de 30 mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira

foto/divulgação: Divulgação

Alunos da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal

Quase 30 mil alunos entram em classe nesta segunda-feira (15), na abertura do ano letivo da rede municipal de ensino da Capital. Conforme o último balanço da Secretaria Municipal de Educação, 17.137 estudantes estão matriculados no ensino fundamental e núcleos de Educação de Jovens e Adultos, EJA. Nas creches e núcleos de educação infantil, estão matriculadas em torno de 13 mil crianças.

Na estrutura da Secretaria Municipal de Educação há 54 creches, 24 núcleos de educação infantil independentes e dez núcleos de educação infantil que têm como sede uma escola. Das 36 escolas, 27 são básicas, atendendo alunos do 1º ano ao 9º ano, e nove desdobradas, voltadas para o 1º ao 5º ano. Para a EJA, há nove núcleos.

A novidade será a abertura até o final do ano de 2.670 vagas em creches, distribuídas em 14 novas unidades espalhadas pelo Continente e Ilha. O investimento nas obras será de cerca de R$ 40 milhões.

A Creche Vila Aparecida já está em construção. Serão disponibilizadas para a comunidade 234 vagas para crianças em tempo integral. Para o primeiro semestre, há previsão de entrega da Creche Sol Nascente, no Saco Grande, com 60 vagas.

Doze editais foram lançados para a construção das novas creches na Cachoeira do Bom Jesus, Morro do Céu, Ribeirão da Ilha, Rio Vermelho, Saco dos Limões, Tapera e Canto da Coruja. Também foram lançados os editais para as creches Rio Vermelho, Ingleses, Canasvieiras, Rio Tavares e Elisabete Anderle.

Calendário Escolar

Em março, as atividades serão interrompidas devido aos feriados dos dias 23, emancipação do município, e 25, Sexta-feira da Paixão de Cristo. No mês de abril, haverá uma paralisação dos trabalhos no dia 21, feriado nacional em homenagem a Tiradentes. Para maio, estão programados os feriados do dia 1º, Dia do Trabalho, e 26, Corpus Christi.

As férias do meio do ano ocorrerão de 16 a 31 de julho. Em 7 de setembro,  é comemorada a Independência do Brasil. Em outubro, não haverá expediente nos dias 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, e 28, Dia do Servidor Público. No dia 2 de novembro é Finados e no dia 15 é a data que marca a Proclamação da República. O final do ano letivo de 2016 está programado para o dia 16 de dezembro.

Conheça as novas creches:

Editais já lançados

Cachoeira do Bom Jesus: 180 vagas