15/02/2016 - FLORAM - Meio Ambiente
Floram faz demolição em Ponta das Canas
Foram retirados mourões de cerca e um rancho de madeira

foto/divulgação: Divulgação

Demolição em Ponta das Canas

Foi realizada na última sexta-feira pelo Departamento de Fiscalização da Floram a demolição de um rancho com aproximadamente 20 metros quadrados e a retirada de uma cerca com mourões de concreto e de alguns exemplares de eucaliptos.

A demolição aconteceu na região norte de Florianópolis, no bairro Ponta das Canas. A operação começou às 7h30 e se estendeu até o meio-dia e contou com o apoio da Guarda Municipal.

O local é definido como APP (Área de Preservação Permanente)

Áreas de Preservação Permanente

As Áreas de Preservação Permanente foram instituídas pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) e consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.

Entre as diversas funções ou serviços ambientais prestados pelas APP em meio urbano, vale mencionar:

• A proteção do solo prevenindo a ocorrência de desastres associados ao uso e ocupação inadequados de encostas e topos de morro;

• A proteção dos corpos d'água, evitando enchentes, poluição das águas e assoreamento dos rios;

• A manutenção da permeabilidade do solo e do regime hídrico, prevenindo contra inundações e enxurradas, colaborando com a recarga de aquíferos e evitando o comprometimento do abastecimento público de água em qualidade e em quantidade;

• A função ecológica de refúgio para a fauna e de corredores ecológicos que facilitam o fluxo gênico de fauna e flora, especialmente entre áreas verdes situadas no perímetro urbano e nas suas proximidades,

• A atenuação de desequilíbrios climáticos interurbanos, tais como o excesso de aridez, o desconforto térmico e ambiental e o efeito "ilha de calor".

Fonte: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/%C3%A1reas-de-prote%C3%A7%C3%A3o-permanente#