29/04/2016 - SMS - Saúde
Dia D contra gripe: centros de saúde abertos no sábado
Todas as unidades farão a imunização, das 8 às 17 horas

foto/divulgação: Petra Mafalda

Dia D da campanha de vacinação será neste sábado

O Dia D de Mobilização Nacional contra a Gripe, neste sábado (30), terá todos os centros de saúde de Florianópolis abertos das 8 às 17 horas. A campanha ocorre até o dia 20 de maio para intensificação da imunização para todos os grupos. Historicamente, com a realização desta ação, a Capital costuma atingir até, no máximo, 30% da meta. Em 2015, chegou a 24%. Neste ano, porém, nos quatro primeiros dias de campanha, o município já chegou a 33% da meta de vacinação.

 

 

As doses da vacina já vão proteger contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B. Em Florianópolis o público alvo de vacinação é de 123.926 pessoas. A meta é imunizar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários. Além dos centros de saúde, haverá um posto volante no Mercado Público, das 9 às 12 horas, e outro no Beiramar Shopping, das 10 às 17 horas. O Hippo e o Angeloni, também no Centro, terão equipes das 8 às 17 horas.

Florianópolis confirmou dez casos de influenza A com internação. Uma pessoa morreu no começo de abril, em decorrência de complicações relacionadas a condições clínicas especiais (ela tinha doença renal crônica).

 

Na última quinta-feira (29), o prefeito Cesar Souza Junior conferiu pessoalmente o andamento da campanha de vacinação e conversou com pacientes, como a moradora do Itacorubi, Maria José Amorim da Silva. “Foi a primeira vez que peguei fila aqui no centro de saúde, desta vez as pessoas estão procurando mais pela vacina. Mas aqui somos sempre muito bem atendidas”, contou.

Público-alvo

Nesta campanha, serão vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

 

Saiba mitos e verdades sobre a gripe neste link.


LEIA MAIS

Mercado terá posto de vacinação contra a gripe


galeria de imagens