02/05/2016 - SPMA - Eventos
Corrida de canoa resgata tradição açoriana
Ideia é realizar um evento deste tipo em nível estadual ainda este ano

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Sete equipes participaram da competição

Resgatar uma antiga tradição e desejar bons resultados na safra 2016 da tainha foram os objetivos principais da corrida de canoa a remo promovida pela Secretaria Municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis no último sábado. O evento, com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc) e Associação Náutica Catarinense (Acatmar), aconteceu na raia da Baía Norte e contou com a participação de sete equipes. A campeã foi a Maratana, da Lagoinha do Norte.

A ideia da organização do evento é realizar ainda este ano uma competição deste tipo em nível estadual, reunindo cerca de 20 equipes e tendo como local a capital catarinense. A corrida deste sábado teve um percurso de 1,2 quilômetro.   As condições do mar e do vento ajudaram para que nenhum problema fosse registrado. O time campeão da 1ª Corrida Municipal de Canoa a Remo ganhou R$ 500,00; o segundo colocado, R$ 400,00 e o terceiro, R$ 300,00. Todos ganharam troféus de participação.

Feitas de um único tronco de árvore – a mais usada é o garapuvu – este tipo de embarcação foi trazida pelos açorianos que chegaram à região no século 18. Além da pesca, eram utilizadas no transporte de curta distância das famílias que aqui se instalaram. Hoje, este tipo de embarcação é cada vez mais raro de ser encontrado na Ilha de Santa Catarina. “É muito bom poder resgatar esta tradição”, comemorou o secretário da Pesca, Maricultura e Agricultura da capital, Wilian Costa Nunes.

Confira a classificação das equipes:

1º - Equipe Maratana, do bairro Lagoinha do Norte

2º - Equipe Santa Paulina, do bairro Lagoinha do Norte