02/05/2016 - SMC - Eventos
Continente: festa e recordes no 1º de maio
Muita diversão, pedaladas e títulos fizeram a alegria de quem esteve na Beira-mar Continental neste domingo

foto/divulgação: Luciana Gava/ SMC

Festa e recordes no Continente marcam o feriado de 1º de maio

O feriado do Dia do Trabalhador foi marcado por muito esporte e diversão na Beira-mar Continental, neste domingo (1º), com um clima bastante agradável favorecendo a prática de atividades esportivas. Aconteceu simultaneamente a 7ª edição do Dia do Pedal (passeio ciclístico) e o Santa Catarina In Line Marathon-Prova de Velocidade sobre Patins.

Foram 70 participantes na prova de patinação, 35 de outros Estados e oito participações internacionais, sendo cinco atletas da Argentina e três da Colômbia.

A largada aconteceu às 8 horas, com divisão em categorias para iniciantes, profissionais e intermediários. Os participantes percorreram um longo percurso sobre patins - 21 km (meia maratona) ou 42 km (maratona) - nos 2,5 quilômetros na avenida Cláudio Alvim Barbosa (Poeta Zininho).

O primeiro a cumprir os 42 km foi o atleta Gabriel Felix e Silva (DF), seguido por Éder Lopes Moraes (RS) e Paulo Daniel Machado Santos (SP). Na elite feminina, o título também ficou com o Distrito Federal, com a atleta Fernanda Netto Alexandre, seguida por duas participantes da Colômbia, Cindya Katerine Pardo e Sofia Serrano Scheibler (radicada em Criciúma).

Na meia maratona (21 km), os vencedores foram Cleildo José da Silva (PR) elite masculina, e a paulistana Erika da Silva, sagrando-se campeã na elite feminina, seguida pela patinadora de Florianópolis, Jéssica da Silva Matins Lopes.

Ao serem questionados sobre a realização e organização do evento, os atletas foram unânimes em dizer que Florianópolis é sem dúvida o melhor lugar para a prática desse esporte, pois além de oferecer uma infraestrutura de excelente qualidade, o visual a beira-mar faz com que a cada ano o número de inscritos aumente.

João Vicente Scarpin, diretor e coordenador do evento, se disse muito agradecido novamente pelo apoio recebido por parte da Secretaria Municipal do Continente, e contextualizou dizendo que Florianópolis está se tornando um destino favorito para a realização deste evento.

“Avançamos muito em relação ao ano passado, superamos os números de inscrições, aumentamos o percurso, e conseguimos oferecer aos atletas uma estrutura superior ao evento de 2015, e no próximo ano teremos novidade na competição”, disse.

João Vicente, sempre lembra que o primeiro grande incentivador do esporte em Santa Catarina foi o prefeito Cesar Souza Junior, que em 2011 apoiou e incentivou a ida dele e de outros atletas para competir na Argentina e Berlim (Alemanha).

No domingo também aconteceu o passeio ciclístico, promovido pelo Sesi, onde aproximadamente 700 participantes pedalaram com os mais diversos modelos de bicicletas.

O evento terminou por volta das 13 horas com muita música, dança e diversão para o grande público que se fez presente na Beira-mar celebrando o Dia do Trabalhador.

A secretaria do Continente agradece o apoio dos parceiros, Atacado Litoral e Ação Solidária Adventista (ASA).