03/05/2016 - SMSP - Segurança
Escolinha para formar bons motoristas
O projeto possui caráter de formação multidisciplinar, por interagir com as outras disciplinas

foto/divulgação: Divulgação GMF

Educação para o trânsito se aprende na escola

O setor de educação da Guarda Municipal de Florianópolis lançou as atividades do projeto Escolinha de Trânsito. A implantação do programa surgiu da necessidade em trabalhar a Educação para o Trânsito, em virtude dos incidentes ocorridos dentro e fora da escola, pertinentes ao ato de ir e vir.

O projeto possui um caráter de formação multidisciplinar, por interagir com as outras disciplinas da matriz curricular da escola, atuando como um tema transversal, sem interferir na avaliação que quantificará o rendimento escolar dos alunos.

Segundo a coordenadora do projeto, Karina Schmidt, a didática do projeto visa a um acréscimo na educação para o trânsito, bem como a prevenção e segurança das crianças em relação ao trânsito até a escola e suas condutas já no ambiente escolar em relação aos seus deslocamentos diários.

No momento, o projeto está sendo realizado na Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, localizada na servidão Ana Cardoso, esquina com a rodovia João Gualberto Soares, que cruza os bairros Barra da Lagoa, Rio Vermelho e Ingleses.

A localização da escola é muito privilegiada e consequentemente muito movimentada. No entorno da praça Clara Eulália de Abreu Soares, ali perto, tem circulação intensa de pedestres, veículos, transporte escolar e motocicletas nos horários de entrada e saída dos estudantes. Na rodovia, também o movimento de veículos e pedestres é mais intenso, principalmente porque em frente à escola há um ponto de ônibus.

Por diversas vezes, os funcionários da escola presenciaram cenas no trânsito envolvendo as crianças, que poderiam se transformar em tragédia em frente à escola.

Os alunos da escola Antônio Paschoal Apóstolo, que atende aproximadamente 600 estudantes na faixa etária entre seis e dez anos, são crianças que precisam saber sobre os riscos que uma postura inadequada no trânsito pode trazer à sua vida. O projeto está trabalhando com os alunos do 4º ano da escola durante seis meses, em caráter experimental.

O desenvolvimento das orientações sobre Educação para o Trânsito é feito de modo informal, lúdico e contando com os diferentes saberes de cada área do conhecimento, propiciando a interdisciplinaridade de saberes.

Ferramentas trabalhadas:

- Música

- Confecção de cartazes

- Pintura, recorte e colagem

- Simulação de experiências no trânsito

- Roda de conversas e troca de experiências

- Artes com sucata

- Contação de histórias