O setor de educação da Guarda Municipal de Florianópolis lançou as atividades do projeto Escolinha de Trânsito. A implantação do programa surgiu da necessidade em trabalhar a Educação para o Trânsito, em virtude dos incidentes ocorridos dentro e fora da escola, pertinentes ao ato de ir e vir.
O projeto possui um caráter de formação multidisciplinar, por interagir com as outras disciplinas da matriz curricular da escola, atuando como um tema transversal, sem interferir na avaliação que quantificará o rendimento escolar dos alunos.
Segundo a coordenadora do projeto, Karina Schmidt, a didática do projeto visa a um acréscimo na educação para o trânsito, bem como a prevenção e segurança das crianças em relação ao trânsito até a escola e suas condutas já no ambiente escolar em relação aos seus deslocamentos diários.
No momento, o projeto está sendo realizado na Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, localizada na servidão Ana Cardoso, esquina com a rodovia João Gualberto Soares, que cruza os bairros Barra da Lagoa, Rio Vermelho e Ingleses.
A localização da escola é muito privilegiada e consequentemente muito movimentada. No entorno da praça Clara Eulália de Abreu Soares, ali perto, tem circulação intensa de pedestres, veículos, transporte escolar e motocicletas nos horários de entrada e saída dos estudantes. Na rodovia, também o movimento de veículos e pedestres é mais intenso, principalmente porque em frente à escola há um ponto de ônibus.
Por diversas vezes, os funcionários da escola presenciaram cenas no trânsito envolvendo as crianças, que poderiam se transformar em tragédia em frente à escola.
Os alunos da escola Antônio Paschoal Apóstolo, que atende aproximadamente 600 estudantes na faixa etária entre seis e dez anos, são crianças que precisam saber sobre os riscos que uma postura inadequada no trânsito pode trazer à sua vida. O projeto está trabalhando com os alunos do 4º ano da escola durante seis meses, em caráter experimental.
O desenvolvimento das orientações sobre Educação para o Trânsito é feito de modo informal, lúdico e contando com os diferentes saberes de cada área do conhecimento, propiciando a interdisciplinaridade de saberes.
Ferramentas trabalhadas:
- Música
- Confecção de cartazes
- Pintura, recorte e colagem
- Simulação de experiências no trânsito
- Roda de conversas e troca de experiências
- Artes com sucata
- Contação de histórias
- Apresentação de vídeos
- Brincadeiras
- Excursões
- Confecção de maquetes