25/05/2016 - SMPI - Urbanismo
Comunidade pede parque ecológico no Pântano
Reivindicação foi entregue na segunda audiência pública para a discussão do Plano Diretor de Florianópolis

foto/divulgação: Marcos Horostecki

Comunidade pede parque ecológico no Pântano do Sul

O IPUF promoveu nesta terça-feira (24), na Armação do Pântano do Sul, a segunda audiência pública determinada pela Justiça Federal para a discussão do Plano Diretor da Capital. Cerca de 120 moradores da região participaram do evento, apresentando propostas de melhorias para a organização e ocupação urbana da região.

A maior preocupação da comunidade diz respeito à questão ambiental, sendo contrária a implantação de empreendimentos imobiliários na planície do Pântano do Sul, local onde defendem a criação de um parque ambiental e ecológico.

Todas as ideias e proposições serão avaliadas agora pelos técnicos do Instituto e, tendo viabilidade técnica e legalidade, farão parte do novo anteprojeto de lei do Plano Diretor, que será encaminhado para nova apreciação na Câmara de Vereadores.

A superintendente do IPUF, Vanessa Pereira, fez a abertura da audiência, apresentando a proposta original para o Plano Diretor da Capital, seguindo a determinação judicial.

Entre os planos para a região, Vanessa apresentou a salvaguarda e proteção do patrimônio natural e cultural; a reorganização da estrutura urbana consolidada; o fortalecimento das centralidades da Armação, do Pântano do Sul e dos Açores; além do estímulo à atividade turística de baixo impacto e à educação ambiental.

O representante da região, Gert Schinke, fez a apresentação da proposta da comunidade para o Plano Diretor, que não prevê mudanças para as áreas urbanas já consolidadas, garantindo que as pessoas que residem no distrito não tenham que deixar suas casas e patrimônios a partir da definição do zoneamento da cidade.

O representante distrital também se posicionou favorável ao mapa original do IPUF para o macrozoneamento da região, onde estão contidas as aéreas de preservação, e à não realização da duplicação das vias que cortam a comunidade. “O problema do trânsito está no Campeche, que recebe o fluxo de duas regiões”, explicou. Schinke ainda colocou como proposta a regularização fundiária do Pântano do Sul, com análise dominial, também com foco na questão ambiental.

Individualmente, os participantes da audiência tiveram a oportunidade de se manifestar e encaminhar solicitações ao IPUF. Entre as propostas apresentadas esteve o pedido de realização de um estudo sócio-econômico para balizar a vocação ecológica da região.

A próxima audiência pública (Distrito de Canasvieiras)  será realizada no dia 31 de Maio, no Jurerê Beach Village (alameda César Nascimento, 646 , Jurerê). O Distrito de Canasvieiras abrange Canasvieiras, Canto do Lamim, Daniela, Forte e Jurerê.

Siga o calendário de audiências públicas no facebook oficial do IPUF e no portal da Prefeitura de Florianópolis.