28/06/2016 - SC - Comunicação
Vai começar a ocupação do aterro da Baía Sul
Primeira reunião de trabalho para definir as ações ocorreu nesta terça

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Equipes irão começar pela limpeza e iluminação

A tão esperada ocupação do aterro da Baía Sul pela Prefeitura de Florianópolis começa a sair do papel. Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Cesar Souza Junior realizou a primeira reunião técnica para iniciar a revitalização da área. A autorização da União foi confirmada na semana passada, em Brasília.

Em curto prazo, a Prefeitura irá começar pela limpeza, iluminação e cercamento da área, evitando a ocupação por usuários de drogas. Enquanto isso, a Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) prepara para pôr em funcionamento um estacionamento no local.

De acordo com Marius Bagnati, presidente da Comcap, com a desocupação do Camelódromo e do Direto do Campo, a capacidade do local, que tem 30 mil metros quadrados, poderá chegar a 850 vagas, o que resultaria em cerca de 50 mil usuários/mês e uma receita de R$ 3,6 milhões ao ano.

“Este valor já cobre os custos de toda a frota da Comcap e com isso poderemos investir em novas melhorias, sem falar que estas vagas de estacionamento iriam suprir a demanda do Centro, necessária para a cidade”, afirmou.

Trabalho começa esta semana

O prefeito Cesar Souza Junior quer que as providências sejam tomadas já nesta semana e mobilizou as equipes da Secretaria de Obras. “Emergencialmente, precisamos limpar e iluminar a área. Como primeiro passo, teremos o estacionamento, e depois o projeto de revitalização, que irá transformar o local em uma grande área de lazer”, informou.

A ideia é que seja feita uma concessão à iniciativa privada, como no projeto do parque-marina na avenida Beira-Mar Norte. O prefeito confirmou que o espaço do aterro da Baía Sul também será usado para a criação de uma área de descanso para os motoristas do transporte coletivo, que foi um dos pontos do acordo para o fim da greve do início deste mês.