29/06/2016 - SC - Meio Ambiente
Jardim Botânico será aberto à visitação
Termo de cessão de uso da Epagri para a Prefeitura será assinado na próxima semana

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Prefeito e presidente da Epagri estiveram na área nesta quarta-feira

Dentro de 90 dias, quem mora na região do Itacorubi deixará de só passar pela frente do futuro Jardim Botânico de Florianópolis. A área verde de 19 hectares, que fica às margens da rodovia Admar Gonzaga, será aberta para visitação, inicialmente como um parque, com pistas para caminhada, corrida e parquinho infantil.

O termo de cessão de uso da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para a Prefeitura de Florianópolis será assinado na próxima semana.

Em visita na manhã desta quarta-feira (29), ficou acertado que a Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) será a gestora da área, que aos poucos irá transformar-se no primeiro Jardim Botânico da Capital.

Segundo o presidente da Epagri, Luiz Hesmann, todo o investimento feito pelo Estado, de R$ 637 mil, será mantido. Além da estrutura já existente, a Epagri também irá providenciar um portal e iluminação. Enquanto isso, a Comcap e a Secretaria de Obras vão limpar o local e implantar as pistas para caminhada e parque infantil.

“O terreno não precisa ficar fechado enquanto trabalhamos no projeto do Jardim Botânico. Ao mesmo tempo que a população aproveita, a Prefeitura trabalha na área”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Os próximos passos

- A assinatura do termo de cessão de uso está marcada para a próxima semana;
- No mesmo dia da assinatura, a Comcap já poderá começar a limpeza;
- Na sequência, a Prefeitura irá implantar as pistas de caminhada, corrida e parque infantil;
- Ao mesmo tempo, a Epagri providencia o portal e a iluminação;
- A abertura deve ocorrer até outubro;
- Enquanto os moradores utilizam a área, a Prefeitura irá fechar as parcerias para ir além e transformar o parque em jardim botânico, que terá um café no deque já construído, educação ambiental, berçário de sementes nativas e viveiro de mudas.