29/06/2016 - SMPI - Urbanismo
Santo Antônio e Cacupé querem limitar gabarito
Mais de 170 pessoas participaram da décima audiência pública do Plano Diretor de Florianópolis

foto/divulgação: Victor Aurélio de Souza/PMF

Santo Antônio de Lisboa e Cacupé querem limitar gabarito de novas construções

Mais de 170 pessoas participaram na noite da última terça-feira (28) da audiência pública para a discussão do Plano Diretor de Florianópolis em Santo Antônio de Lisboa. Foi o décimo evento organizado pelo IPUF, por determinação da Justiça Federal, para a rediscussão do projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores em 2013.

A manutenção do patrimônio histórico e cultural da região e do meio ambiente, com a proteção das bordas de água e das encostas integram a proposta do município para o distrito, apresentada pela superintendente do Ipuf, Vanessa Pereira. “Santo Antonio de Lisboa tem uma forte centralidade regional, recebendo inclusive moradores de distritos vizinhos, interessados nos serviços disponíveis e no comércio. Também tem um forte apelo turístico com vocação para o lazer”, comentou.

A proposta da prefeitura ainda prevê a predominância de áreas de uso residencial misto, além de áreas turísticas de baixo impacto, associadas à reorganização da estrutura urbana, sem, no entanto, que o distrito perca suas características e atrativos.

No debate com a comunidade, o representante distrital, Luiz Mafra, assumiu posição contrária à criação de uma área de urbanização especial na região (QUE), dizendo que a população não sabe o que poderá ser instalado no local. A comunidade do Cacupé também lembrou a importância da manutenção do gabarito das edificações em dois pisos, sem ático e sem pilotis, para coibir o adensamento desordenado, assim como foi proposto em 2013. A Associação de Moradores de Santo Antonio de Lisboa chamou a atenção para as necessidades da comunidade na área de mobilidade urbana, com melhorias nas vias de acesso e no transporte urbano.

A próxima audiência pública será realizada nesta quarta-feira (29) Às 19h no distrito de Ribeirão da Ilha, que comporta os bairros de Ribeirão da Ilha, Alto Ribeirão, Barro Vermelho, Caiacangaçu, Caieira da Barra do Sul, Carianos, Costeira do Ribeirão, Praia de Naufragados, Praia da Tapera e Sertão do Peri.

Siga o calendário de audiências públicas no facebook oficial do IPUF e no portal da Prefeitura de Florianópolis.