23/08/2016 - SMS - Saúde
CCZ faz campanha de combate à leishmaniose
Cães serão examinados e receberão repelente para prevenir a doença

foto/divulgação: Arquivo/Petra Mafalda

Sintomas devem ser investigados pelo CCZ, que atende pelo tel. 3338-9004

O Centro de Controle de Zoonoses começa campanha de prevenção à leishmaniose em cães dos bairros Centro, Barra da Lagoa, Canto dos Araçás, Rio Tavares, Morro das Pedras, Lagoa da Conceição, João Paulo, Rio Vermelho e Itacorubi. A ação envolve atividades educativas, coleta de sangue para exame e aplicação de pipeta repelente.

 

A programação começa nesta quarta-feira (24) e vai até 6 de setembro, sempre das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. O cão é o principal reservatório da Leishmania na área urbana. Neste animal, o parasita se instala e permanece viável durante toda a sua vida, transmitindo a doença com a ajuda do mosquito vetor.

 

Entre os possíveis sintomas de contaminação estão emagrecimento excessivo, queda de pelos na região dos olhos e das orelhas, acompanhada ou não de sangramento, conjuntivite, feridas e crescimento anormal das unhas. Quem tem cães que apresentam alguns desses sintomas deve procurar a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis.


O uso de coleiras e pipetas repelentes, a vacinação e manter o espaço doméstico limpo são medidas que ajudam a evitar a doença. A leishmaniose é detectada por meio de testes laboratoriais. Desde 2010, o CCZ já investigou mais de sete mil cães. Não há tratamento para a doença em animais. Nesse caso, a indicação do Ministério da Saúde é que se realize a eutanásia do reservatório (cão), para evitar a transmissão para seres humanos.


Até agora, não foram registrados casos autóctones em pessoas na Capital, mas a doença está amplamente distribuída no mundo, incluindo o Brasil, em especial na região Nordeste. A zoonose tem evolução crônica e, se não tratada em humanos, pode levar à morte.

 

Confira o calendário das ações desta campanha e leve seu cão.

 

 

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

 

 

24

CENTRO

Trapiche Beira mar

25

BARRA DA LAGOA

Estacionamento Rua Amaro Coelho

26

CANTO DOS ARAÇÁS

Pracinha ponto final

29

RIO TAVARES

Igreja de Pedra

30

MORRO DAS PEDRAS

Centro de Saúde

 

31

LAGOA DA CONCEIÇÃO

Praça Bento Silvério

1°/09

JOÃO PAULO

Praça Dr. Fausto Lobo da Silva Brasil

02

RIO VERMELHO

Intendência

Rua João Gualberto Soares

05

ITACORUBI

Praça final da Rod. Amaro Antônio Vieira

 

06

LAGOA DA CONCEIÇÃO

Final da Avenida das Rendeiras, entrada do Bar do Boni