23/08/2016 - SME - Educação
Mais de 40 mil vão escolher diretores de escolas
São eleitores os profissionais de Educação, pais e alunos

foto/divulgação: sme

Os eleitos terão mandato de três anos, com início em janeiro de 2017

Após as eleições para escolha do prefeito e de vereadores, Florianópolis terá um outro pleito, para apontar os novos diretores municipais de escolas, creches e Núcleos de Educação Infantil (NEIs). Com aproximadamente 42 mil votantes, essa manifestação democrática ocorrerá no dia 26 de novembro, das 8 às 17 horas, nos estabelecimentos de ensino.

A rede é composta por 79 unidades de educação infantil e 36 escolas de ensino fundamental. O processo tem a coordenação geral da Secretaria de Educação da Capital.

Os eleitos terão mandato de três anos, com início em janeiro de 2017 e término em janeiro de 2020. Com voto secreto e facultativo, estarão aptos para ir às urnas servidores efetivos e substitutos, professores efetivos e substitutos, terceirizados, pais e alunos do 5º ao 9º ano.

Comissões locais

Até esta quinta-feira (25), estarão sendo formadas as comissões eleitorais locais. Dentre as atribuições de cada comissão, estão organizar e divulgar os debates entre os candidatos e planejar e administrar todo o processo de eleição.

Podem concorrer o servidor efetivo do quadro do magistério ou servidor efetivo do quadro civil, bem como auxiliar de sala e bibliotecário. O profissional deve ter atuado durante três anos letivos completos na rede municipal de ensino até a data da posse.

Deve também estar atuando, desde 31 de março de 2016, na unidade educativa em que se candidatou. Todo postulante ao cargo de diretor deverá ter concluído o curso de Gestão Escolar.

Quórum

Será considerado eleito aquele que obtiver o maior percentual de votos, aplicado individualmente a cada candidato. O quórum para validar o processo será de no mínimo 33% por segmento.

Encerrado o pleito, as comissões eleitorais locais divulgarão os resultados das apurações.

Democracia perpetuada por gerações

O processo de eleição direta para diretor ocorre desde 1986. Em um primeiro momento, só havia eleição em escolas básicas (1ª série à 8ª série). A partir de 1994, o processo foi ampliado para todas as unidades, contemplando também as escolas desdobradas (atualmente 1º ano ao 5º ano), bem como para as creches e os núcleos de educação infantil.

Colégio eleitoral

• Alunos (5º ao 9º ano)- 8.458