15/09/2016 - SMTTDE - Turismo
Capital participa do UNESCO Creative Cities
Evento ocorre em Östersund, na Suécia, até sexta-feira

foto/divulgação: Divulgação

Florianópolis é representada em encontro da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO

A secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, participa desde o dia 14 até esta sexta-feira (16), em Östersund - Suécia, do encontro das 116 cidades da UCCN (UNESCO Creative Cities Net Workshops). Ao todo, são 54 países representados na décima reunião anual da Unesco que estabelece um diálogo entre os destinos do mundo que a compõe, proporcionando o intercâmbio de informações, traçar objetivos estratégicos.

 

Desde dezembro de 2014 a capital catarinense faz parte da Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia, que é composta por outras 18 cidades: Belém (PA/Brasil), Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia), Tucson (EUA), Resht (Irã0), Phuket (Tailândia), Parma (Itália), Jeonju (Coreia do Sul), Bergen (Noruega), Dénia (Espanha), Enseada (México),Popayán (Colômbia) e Gaziantep (Turquia).

 

A Reunião Anual é realizada para definir as atividades da rede, apoiar as políticas urbanas em favor da cultura e da criatividade e fomentar parcerias entre os membros, além de proporcionar a oportunidade para afirmar o papel da rede como um facilitador do desenvolvimento sustentável em ambientes urbanos.

 

Ao todo sete campos criativos são comtemplados pela UNESCO, sendo eles artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música e artes de mídia.

 

Durante o encontro, está sendo apresentada às cidades a futura estratégia de desenvolvimento da rede, o reforço das ligações com o trabalho da UNESCO na cultura e o desenvolvimento urbano sustentável e a implantação da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.

 

Acompanham a secretária durante a missão Eduardo Barroso, do Sebrae/SC, Cristiane Silva, da FloripAmanhã e Lornarte Sperling Veloso, da Assembleia Legislativa de SC.


galeria de imagens