23/09/2016 - FCFFC - Cultura
Ciclo do Divino encerra neste domingo na Capital
Programação de encerramento contempla encontro das bandeiras e desfile com festeiros e cortejos imperiais, em Canasvieiras

foto/divulgação: Dieve Oehme

Encerramento acontece em Canasvieiras

Cortejos imperiais e festeiros de 14 comunidades de Florianópolis, que realizam a tradicional Festa do Divino, reúnem-se neste domingo (25), em Canasvieiras, para celebrar o último evento do Ciclo do Divino Espírito Santo na Capital. A programação, que acontece durante todo o dia com diversas atividades culturais, tem como destaque o encontro das bandeiras e apresentação dos casais festeiros de 2017, a partir das 17 horas, seguida de missa da coroação do imperador e confraternização entre os participantes.

 

Pelo sexto ano consecutivo, a Fundação Franklin Cascaes apoia e divulga o calendário festivo das comunidades, incluindo a programação de abertura e de encerramento do Ciclo do Divino. A iniciativa visa a valorizar e fortalecer essa prática cultural de forte significado para expressiva parcela da população local. Também atende à Lei Municipal nº 8010/2009, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo em Florianópolis, data que passou a ser celebrada a partir de 2010.

 

As primeiras festas na Capital iniciaram em maio, abrangendo os bairros Centro, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha e Trindade. Na sequência, as celebrações foram realizadas nas comunidades do Rio Tavares, Prainha, Estreito e Monte Verde (junho); Pântano do Sul e Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto), Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro).

 

Além de Florianópolis, dezenas de municípios do litoral catarinense preservam essa tradição, introduzida pelos açorianos que chegaram ao estado no século 18. Por conta disso, a festividade é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012. 

 

Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), as festas em devoção ao Espírito Santo mesclam celebrações religiosas, profanas e folclóricas, que envolvem a realização de folias e cantorias; promessas e oferta de pãezinhos; bailes e folguedos populares; novenas e peditórios; além da procissão da corte imperial e coroação do Imperador, entre outros elementos. Os principais símbolos dessa tradição estão representados pela coroa, cetro, salva e a  bandeira do Divino, que tem presença emblemática em todas as celebrações.

 

Serviço:

 

O Quê: Encerramento do Ciclo do Divino Espírito Santo 2016

Quando: domingo (25 de setembro) / a partir das 17 horas

Onde: Imediações da Igreja São Francisco de Paula / Canasvieiras

Quanto: gratuito


galeria de imagens