05/10/2016 - SMTTDE - Eventos
17ª Fenaostra começa nesta quinta-feira
A festa se estende até o dia 12 de outubro, no Centrosul

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Em 2015 o evento atraiu 35 mil pessoas nos cinco dias de festa, este serão sete dias para aproveitar

A 17ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana começa nesta quinta-feira (6), no Centrosul, em Florianópolis. Agora com sete dias de duração, a programação se estende até o feriado de 12 de outubro. Nesta edição, a Fenaostra ganha novo comando, a cargo agora da Organiza Eventos Ltda., com apoio da Prefeitura de Florianópolis e articulação de um grupo composto por representantes do IGEOF, Secretaria da Pesca, Maricultura e Agricultura, Secretaria de Turismo, FloripAmanhã e Abrasel/SC.

No topo do ranking da produção nacional de ostras, vieiras e mexilhões, já com 91,1%, a Capital vira palco na Fenaostra para 16 opções gastronômicas na praça de alimentação. São eles: Rancho Açoriano - participante da festa desde a estreia -, Maiori, Fratellanza, Freguesia, Açores, Rancho das Ostras, Cacau Show, Disfruta, Crepes Mania, Pit Stop, Monamour, Pérola Nativa, Vereda Tropical, Mané Carioca, Caravana do Marrocos e Aerochurros.

Em brinde à boa comida, o bar também se renova, e visando ao conforto e à praticidade, estará separado dos restaurantes em pontos estratégicos do espaço. Além disso, serão mais de dez tipos de chopes, dos artesanais – Colorado e Wals - a rótulos especiais da Brahma, como pilsen, weiss, black, lager e red lager.

Da turminha aos grandões

Com um line up composto por mais de trinta atrações teatrais e musicais, do pagode ao pop e rock, da trilha açoriana ao sertanejo, stand ups e shows de humor, o último dia de evento será dedicado ao público infantil. Além de um espaço de recreação e dos pratos kids - presença marcada no menu dos restaurantes da praça, em homenagem ao dia delas, o dia 12 irá receber apresentações do boi de mamão, show de palhaços e as febres do momento, Minions, Doki e Peppa Pig.

Concurso

Além de um seminário técnico-científico durante o evento (SAIBA MAIS AQUI), paralelo à festa, o II Concurso Cultural Gastronômico “Fenaostra Creative City” começou na manhã desta terça-feira (4), com a disputa entre os inscritos na categoria profissional. Ao todo, nesta etapa, participaram cinco chefes de cozinha, com apoio de auxiliares, representando os restaurantes da cidade: Maria Farinha, Sabor Peru, Freguesia Oyster Bar e Restaurante, Costão do Santinho e o Centro Gastronômico Rita Maria.

A etapa profissional ocorreu na Faculdade Senac e teve como jurados Arnaldo Toro, Senac; Gustavo Maresch, IFSC; Daniel Paiva, Unisul; e Daniel Lorandi, Estácio. Cada participante apresentou uma entrada e prato principal para avaliação, tendo todos eles a ostra como ingrediente principal.

Já nesta quarta (5), é a vez da etapa acadêmica, com elaboração e apresentação dos pratos na Universidade Estácio de Sá, unidade Florianópolis. As provas, de ambas as etapas, não são abertas ao público em geral.

O objetivo do concurso é valorizar o título concedido em 2014 para a Capital, de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, além do molusco que dá nome a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana.

A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 8 de outubro, às 14h, na Fenaostra. Os vencedores levam uma viagem nacional (para acadêmicos) e internacional (categoria profissional) de intercâmbio, por três dias. Os segundos lugares receberão um valor de R$ 1 mil e os terceiros, R$ 500,00.

Corte

Eleitas em evento no Mercado Público de Florianópolis, a coroa máxima da festa foi para a estudante Andressa Gevaerd, de 20 anos, que lidera a corte da Fenaostra 2016 ao lado da primeira princesa Beatriz Georges Eulino e Ana Cláudia dos Santos.

Expectativa

Consolidada como a única promoção do gênero no país a reunir em um mesmo espaço, atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural, a Fenaostra compõe o calendário das principais festas de Santa Catarina e promete superar a quantidade de visitantes e de consumo no ano passado. Em 2015, passaram pelo festival 35 mil pessoas, que consumiram 20 mil dúzias de ostra em cinco dias de evento, que desta vez passa para sete. O estacionamento, outra novidade, ganha baixa e estará disponível a R$ 5.

6 de outubro – quinta-feira

18h: Abertura Oficial

18h: Cortejo

18h30: Boi de Mamão