26/10/2016 - GMF - Segurança
Operação apreende cerca de 3,7 mil abacaxis
Mercadoria, depositada num ônibus, seria comercializada ilegalmente no Centro

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Mercadoria estava dentro de um ônibus

Uma operação conjunta entre a Guarda Municipal de Florianópolis e a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) apreendeu na manhã desta quarta-feira (26) cerca de 3,7 mil abacaxis que seriam comercializados ilegalmente no Centro. A apreensão ocorreu nas proximidades da avenida Beira-mar Norte, próximo ao Direto do Campo.

 

Com as frutas, dentro de um ônibus pintado de branco, foram encontrados também dez carrinhos de mão, que provavelmente seriam utilizados na venda a varejo do produto pelas ruas centrais. A SESP e a Guarda Municipal atuam fortemente no combate ao comércio ilegal de ambulantes centralizados nas proximidades do Mercado Público de Florianópolis.

 

“É uma prática ilegal que afeta o comércio em geral e a população, pois não traz garantias de procedência das mercadorias que são vendidas. Estamos trabalhando fortemente para combater este tipo de ilegalidade”, observa o comandante da Guarda Municipal, Alex Silveira. 

 

A fiscal da SESP Neirose Maria Alves contou que policiais da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) estranharam o veículo parado no local desde a terça-feira.  Ao fazer a verificação, confirmou-se a falta de documentação das mercadorias. A carga será doada a instituições de caridade cadastradas junto à Prefeitura de Florianópolis. 

Alvará

Também na mesma ação, fiscais interditaram uma casa de Umbanda no alto do morro da Costeira, no Sul da Ilha. Segundo a SESP, o local não tinha alvará para funcionamento.

Outra apreensão


Na última sexta-feira (21), um caminhão-baú carregado com grande quantidade de produtos de origem vegetal, que seriam colocados à venda na Capital, foi apreendido pela fiscalização na região central da cidade.  Parte desta carga foi devolvida ao proprietário, mediante o pagamento de multa, e o restante doado ao Lar Recanto do Carinho. 

Em virtude do grande número de apreensões que vêm sendo feitas pela SESP neste ano, os depósitos do órgão já estão com a capacidade de armazenamento esgotada. À exceção dos produtos perecíveis, todos os demais são levados para um desses locais. Para reaver os produtos, o ambulante precisa apresentar num prazo de 15 dias após a apreensão todos os certificados de procedência e qualidade, além de pagar uma multa com valor mínimo de R$ 800,00. 

Itens como CDs, DVDs, óculos, celulares, ou que tragam estampadas marcas de empresas sem a autorização destas são destruídos. Já roupas e outros itens que não coloquem em risco a saúde ou a segurança das pessoas poderão ser doados a instituições de caridade devidamente cadastradas junto à Prefeitura de Florianópolis.




galeria de imagens