25/11/2016 - SC - Comunicação
Ministro da Pesca abre espaço aos pescadores de SC
Blairo Maggi esteve em Florianópolis, nesta sexta-feira, para ouvir o grupo pesqueiro do Estado

foto/divulgação: Rafaela Martins/PMF

Fórum sobre pesca lotou plenário da Alesc

Uma oportunidade única foi concedida aos pescadores de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (25). Eles puderam falar diretamente com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, em Fórum Parlamentar Catarinense voltado especialmente para a pesca.

O encontro ocorreu no Plenário Osni Régis, da Assembleia Legislativa do Estado, e diferente das demais ocasiões, não foram somente os representantes do setor pesqueiro que encaminharam suas reivindicações ao ministro.

“Minha experiência mostra que é o chamado ‘chão de fábrica’ que consegue nos passar casos que nunca antes havíamos discutido e em Florianópolis com os pescadores será assim. Todas as demandas pertinentes serão encaminhadas”, disse o ministro.

O secretário municipal da Pesca, Maricultura e Agricultura, William Costa Nunes, esteve no evento, que segundo ele, tem a ideia inicial de evitar problemas futuros aos pescadores.

“O fórum inicia um debate muito importante em nosso Estado, tendo em vista que não iremos resolver imediatamente os problemas, porém o diálogo entre as autoridades competentes e pescadores começa a resolver lacunas existentes no setor pesqueiro, como a licença única de pesca e a pesca com rede anilhada são as principais reivindicações”, afirmou o secretário.

Os assuntos encaminhados ao ministro

Licença única para os pescadores artesanais, problemas com as respectivas carteiras e outras demandas da pesca artesanal;
Demandas dos pescadores profissionais de SC;
Licenças de Embarcações de Rede anilhada (regras e critérios);
Portaria Interministerial 445 e suas implicações;
Pesca Industrial – licenças e outras demandas do setor.

 


galeria de imagens