23/01/2017 - RESIDUOS - Comcap
Parque Jardim Botânico registra recorde de público no fim de semana
Foram 1006 pessoas entre sábado e domingo, maior movimentação num único final de semana desde a abertura em setembro

foto/divulgação: Rafaela Martins

Parque Jardim Botânico de Florianópolis

O Parque Jardim Botânico de Florianópolis registrou neste final de semana a visitação de 1006 pessoas, a maior desde sua inauguração em setembro. De acordo com a gerente da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Serviços da Comcap, Daiana Bastezini, compareceram 492 no sábado e 514 no domingo.

“O final de semana foi de sol e calor, dias típicos de praia, mesmo assim mais de mil pessoas escolheram o parque para passar algumas horas de lazer e diversão”, comenta sobre a consolidação do espaço na agenda da cidade.

As pessoas aproveitam a pista para caminhadas rústicas, mas com o calor têm preferido atividades de baixo impacto e contemplação, à sombra, onde fazem piqueniques e comemoram até aniversários.

A Comcap mantém o parque aberto de quinta a domingo, no verão com horário expandido para das 7h30min às 19h. O acesso ao parque é somente a pé e há espaço para guardar bicicleta.

Agenda

Em 28 de janeiro, das 10h30min às 12h, aula de ioga com a instrutora Larissa von Hartenthal Neves.

Em 28 de janeiro, das 14h às 18h, será feita nova pintura do Banco Mural, instalação de  O Sítio, pela artista Juliana Hoffmann.

Até 29 de janeiro, estarão em exposição sete obras de Vera Sabino, artista plástica catarinense. Vera Sabino tem preferência pelo folclore catarinense, além de contextualizar sua obra na cidade de Florianópolis. Autodidata, teve o primeiro contato com as tintas aos oito anos de idade. Aos 14, ganhou o 1º lugar no Prêmio Desenho do Salão de Artes Plásticas para Novos, em Curitiba. Sua primeira exposição individual foi na Ilha de Santa Catarina, aos 18 anos. É reconhecida nacionalmente, com participação em mais de 60 exposições, sendo duas na França e uma nos Estados Unidos. A temática de seus quadros sempre foi voltada para as histórias que ouviu quando criança: “As bruxas de Cascaes, as histórias da ilha, os santos, as igrejas, as flores e as figuras femininas”, explica a curadora Lena Peixer. Para Vera, sua marca registrada é a técnica que utiliza, com tinta acrílica e eucatex.

Sala verde de visitas na capital das praias

O parque oferece ao visitante a vista do lago e do bosque açoriano formado por nogueiras-da-índia, exemplares como olandi, considerada a primeira madeira de lei do Brasil, jerivá e garapuvu, árvore símbolo de Florianópolis, e um exemplar de pau-brasil. Além da paisagem natural, estão disponíveis pista de caminhada, parque infantil, quadra para beach tennis e vôlei, academia ao ar livre, redário, espaços para exposições, educação ambiental e valorização de resíduos orgânicos e hortas modelo, sintrópica e medicinal.

Linhas de ônibus que atendem a região:

• Sentido Centro-Bairro

Saída - TICEM
330 - Tilag - via Mauro Ramos
104 - Itacorubi - via Mauro Ramos

Saída - TITRI
177 - Santa Monica
Saída – Centro

Executivo
1113 - Parque São Jorge

• Sentido bairro Canasvieiras

233 - TICAN - TITRI - via UFSC

Construção colaborativa

No segundo semestre do ano passado, Comcap e a Floram fizeram em dois meses o que a comunidade esperava há 20 anos: dar ocupação social à área de 19 hectares da Epagri que muito esteve ameaçada pela especulação imobiliária.

Trata-se de uma versão beta, em desenvolvimento, do futuro Jardim Botânico de Florianópolis. A Comcap fez o que foi possível. Até mais do que isso, gastando muito pouco, graças à colaboração de muitas pessoas do poder público e da comunidade. O espaço está em construção, todo mundo ainda pode ajudar.

Sobre os materiais e soluções rústicas, como bem lembrou Fran Lima, amiga do Jardim Botânico, a propósito de Leonardo da Vinci, “a simplicidade é o último grau da sofisticação”.

A Comcap investiu menos de R$ 8 mil nas obras para a abertura porque contou com o entusiasmo de muitos colaboradores e amigos do Jardim Botânico e porque reaproveitou muitos materiais. Até a ponte foi feita com a estrutura de uma balança desativada pela empresa. As placas foram feitas com vidro reciclado e madeiras reaproveitadas.