21/03/2017 - SMS - Saúde
Médicos da administração vão atuar em Centros de Saúde na Capital

foto/divulgação: Arquivo

Chefias estudam como será a atuação dos profissionais da gestão nas unidades

Cerca de 120 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas que atuam na gestão e nível administrativo da Secretaria de Saúde de Florianópolis passarão a cumprir parte de sua carga horária nas unidades de saúde do município. A iniciativa do prefeito Gean Loureiro é inédita em cidades de grande porte no Brasil, mas comumente adotada em países como a Espanha e o Canadá.

Além de ajudar a aumentar a capacidade de atendimento à população, a medida ainda aproxima a gestão da rede dos usuários e trabalhadores que atuam diretamente com os pacientes. De acordo com o prefeito, a medida será fundamental para cobrir as deficiências que a saúde municipal possui nas unidades com profissionais afastados, exonerados ou em férias, que são cerca de 10% de todo o pessoal.

Para o secretário de Saúde do município, Carlos Alberto Justo da Silva, "o principal benefício será o da aproximação entre o que é planejado pelas chefias e a execução dos serviços nas unidades de saúde, fazendo com que as decisões se tornem ainda mais resolutivas”. As diretorias, gerências e chefias de departamento estão em fase de avaliação dos profissionais e estudo de como será a atuação deles nas unidades.

A portaria já foi publicada na semana passada e começa a ser aplicada já nas próximas semanas. Ela prevê que todo profissional que desempenha atividade na gestão da secretaria e receba gratificação do Programa Saúde da Família, Especialidade Médica e Odontológica ou do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), passem a desenvolver atividades assistenciais em parte de seu horário de trabalho. Dependendo dos casos, eles dedicarão de 8 a 20 horas semanais de seu tempo de trabalho direto com a população.