24/03/2017 - RESIDUOS - Comcap
Comcap ativa serviços de zeladoria para economizar recursos públicos
Prefeito Gean quer expandir abrangência da Companhia Melhoramentos da Capital

foto/divulgação: Ricardo Leal

Manutenção na parada 12, na Rua Intendente João Nunes, nos Ingleses

A Comcap, por determinação do prefeito Gean Loureiro, tem assumido novas atividades de zeladoria do patrimônio público dando suporte aos serviços de transporte coletivo, educação e saúde. A companhia investiu R$ 38 mil para estruturar equipe de manutenção de abrigos de passageiros de ônibus, o que permitirá uma economia de R$ 500 mil para a Prefeitura de Florianópolis evitando a terceirização do serviço. “Como disse o prefeito Gean, a Comcap terá de ser braço forte dessa administração, alcançando novos e melhores resultados sem aumentar seu custo com pessoal”, aponta o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital, Carlos Alberto Martins.

Os serviços de manutenção dos abrigos de passageiros começaram pelo Norte da Ilha. O primeiro equipamento reconstruído foi o da parada 12, na Rua Intendente João Nunes, nos Ingleses. De acordo com o diretor de Operações da Comcap, Ricardo Leal, a cobertura foi totalmente refeita, assim como as laterais, com o uso de policarbonato, material sintético semelhante ao acrílico.

A Comcap organizou uma equipe de três pessoas que circula em caminhão equipado com lavadora, solda e gerador. O planejamento do serviço será por demanda, as primeiras foram colhidas pela Comcap na rede social. O serviço começou, portanto, em Ingleses, seguiu para Santinho e Canasvieiras, na sequência serão atendidos o Sul da Ilha e o Continente. Também estão na lista de prioridades Saco dos Limões e Prainha.

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, dos 1.063 abrigos existentes em Florianópolis, 354 têm manutenção por contrato de exploração publicitária e 709 estão sob responsabilidade direta da municipalidade. São estes últimos que a Comcap vai cuidar, especialmente os 100 que estão em estado crítico, muitos deles nem existem mais, atingidos por eventos climáticos.

Apoio no combate ao comércio clandestino

O prefeito Gean Loureiro tem resgatado a finalidade de melhoramentos da Comcap. Ele quer expandir os serviços da companhia, mantendo-a pública e viável financeiramente. Desde o início do ano, a Comcap colabora no programa Floripa legal – Cidade bem cuidada, dá apoio em ações emergenciais e em abordagens de rua e mesmo na recuperação de danos em imóveis públicos.

“Cada ação dessa da Comcap permite economia de recurso público com terceirizações. Isso sim é gestão moderna, é fazer negócio bom para todos”, anima-se Carlão Martins.

Ao longo do verão, observa o diretor Administrativo-financeiro da Comcap, Eduardo Garcia Rodrigues, a Comcap participou de força-tarefa montada com a Guarda Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) para combater o comércio clandestino no Centro e nos balneários. Semana passada, deu apoio logístico e operacional em ação de grande porte realizada em Canasvieiras, colaborando na remoção de materiais apreendidos e equipamentos clandestinos. O diretor já atuou na Sesp e sabe a importância desse tipo de ajuda: “Se aprendíamos não tínhamos homens para carregar, se arrumávamos voluntários, não tínhamos caminhões e equipamentos, quando tínhamos caminhões não havia local para destinação”, lembra ele.

Recuperação de unidades de saúde e educação

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canasvieiras, a Comcap deu apoio na limpeza e recuperação depois de dois eventos de vento e chuva neste mês. A pedido do Departamento de Logística e Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, relata o diretor Ricardo Leal, equipe de manutenção da companhia resolveu problema de tubulação que vinha provocando retenções e inundações do espaço. Os reparou no sistema hidráulico incluíram instalação e limpeza de calhas e conserto do forro. “Havia um problema na calha que jogava a água da chuva dentro da fossa sanitária, obstruindo todo o sistema hidráulico da unidade”, conta Leal.

No primeiro dia útil do mandato do prefeito Gean Loureiro, a Comcap também retomou ações de apoio às unidades de Educação, com roçagem em unidade da Tapera, depois da creche Waldemar da Silva Filho, na Trindade. Agora está cuidando da roçagem em todas as creches da rede municipal, evitando novos custos da Secretaria da Educação com empresas terceirizadas.