22/03/2017 - SMS - Saúde
Comcap e Saúde implantam hortas nos centros de saúde
Ação é parte das comemorações para o aniversário de Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo

No ano passado, mutirão no Centro de Saúde Agronômica envolveu a comunidade

Como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, a Secretaria de Saúde e a Comcap farão, na manhã desta quinta-feira, mutirão em nove centros de saúde para implantação de duas hortas no Estreito e no Novo Continente e sete revitalizações das hortas já existentes em vários bairros da cidade.

No Estreito, a Comcap e a Secretaria de Saúde irão implantar a horta comunitária modelo – a primeira nas unidades de saúde que terá o sistema completo, com coleta de resíduos, compostagem e canteiros. A intenção é que todos os centros de saúde, informa Francisca Daussy, coordenadora de Promoção da Saúde, tenham alguma experiência com compostagem e horta. Também nas escolas da rede municipal, as práticas são recorrentes e chegaram a ser institucionalizadas com orientação do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).

Desde agosto de 2015, com adesão da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), em parceria com a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), o município implanta, ainda informalmente e com esforço das entidades envolvidas, iniciativas de incentivo à agricultura urbana. A ação ganhou a vitrine da Feira de Orgânicos Viva a Cidade, aos sábados, no Largo da Alfândega. De lá pra cá, foi implantada horta sintrópica no Parque Jardim Botânico de Florianópolis, com pátio modelo de compostagem, além de mais de uma dezena de hortas comunitárias em bairros como a Daniela e nos centros de saúde.

Estratégico

A implantação de horta e compostagem é uma ação estratégica para a Comcap, na medida em que estimula e fortalece a destinação correta e descentralizada dos resíduos orgânicos. “Com uma atitude simples de separar os restos de alimentos, o cidadão resolve no seu quintal parte do complexo desafio de melhorar o ambiente e de reduzir custos públicos com a coleta e aterramento de lixo”, incentiva o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins.

Por isso, a Comcap vai doar 23 metros cúbicos de composto orgânico e cepilho (restos de podas triturados) produzidos no Centro de Valorização de Resíduos da Comcap no Itacorubi e emprestar ferramentas como pás, enxadas, vassouras de aço e carrinhos de mão para os nove mutirões em centros de saúde.

Agricultura Urbana

De acordo com Francisca Daussy, da Secretaria de Saúde, as práticas de agricultura urbana têm contribuído de forma expressiva na melhoria das condições nutricionais e de saúde, de lazer, de saneamento, valorização da cultura, interação comunitária, educação e cuidado com o meio ambiente, função social do uso do solo, geração de emprego e renda, agroecoturismo, melhoria urbanística da cidade e sustentabilidade.

“Outro aspecto importante está no incentivo ao cultivo de hortas urbanas em espaços públicos, comunitários ou residenciais com o desenvolvimento de atividades pedagógicas, lúdicas e terapêuticas para a população geral, mas, sobretudo para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica.

As atividades planejadas buscam consolidar a gestão dos resíduos sólidos, cumprindo a meta de reduzir o envio de resíduos recicláveis para os aterros sanitários, estimular as práticas alimentares e hábitos de vida saudáveis, o cultivo e uso de fitoterápicos e a manutenção de terrenos limpos e livres de agentes patogênicos ou vetores de doenças.