24/03/2017 - SME - Educação
Rede de ensino municipal recebe “Colorindo Floripa- roteiro cultural”
400 exemplares do livro foram entregues pelo autor, Joel Pacheco, ao secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Secretário Mauricio Pereira e Joel Pacheco

A Secretaria de Educação de Florianópolis irá  distribuir para a rede municipal de ensino 400 exemplares do livro “Colorindo Floripa – Roteiro Cultural”.

A obra é composta por 118 desenhos para colorir, resultantes de um trabalho feito com programas de computador a respeito de fotografias de locais expressivos da  capital catarinense, como o Palácio Cruz e Sousa, monumento de mais de 200 anos que fica na área central da cidade.

O livro é de Joel Pacheco, arquiteto, fotógrafo e designer gráfico. Os exemplares, sem custos para a prefeitura, foram entregues pelo  autor ao secretário Maurício Fernandes Pereira.

“Um trabalho de excelência como esse será muito bem aproveitado em nossa rede”, destacou. Conforme Maurício Fernandes Pereira, os livros serão distribuídos para as 115 unidades de ensino, além dos núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, EJA. “Mas o maior volume vai para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental”.

“Para mim é uma honra, um prazer, repassar esses exemplares para a Secretaria Municipal de Educação. Tenho certeza que os estabelecimentos de ensino farão  bom uso deste material”, disse Joel Pacheco.

Colorindo Floripa – Roteiro Cultural” foi patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Joel  é conhecido por pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e paisagístico de Florianópolis como forma de preservá-lo. Possui em seu acervo mais de 50 mil fotografias. Para selecionar aquelas que iriam fazer parte do livro levou em consideração a relevância histórica, cultural, arquitetônica e natural de casarios, prédios, praças, igrejas, praias, fortalezas e costumes da população.

Algumas fotos foram refeitas com equipamento melhor, com mais resolução, lembra Pacheco. “Isso auxiliou bastante  no processo de transformação em preto e branco”.

O ideal, segundo o autor, é que as pessoas, quando possível, visitem os monumentos e paisagens para colorir o livro nestes locais.

As páginas do livro são em  papel offset. Desta forma, fica a critério de cada um decidir as cores e o tipo de colorizador, como lápis, giz de cera, caneta hidrográfica, guache e aquarela.

A capa é colorida e enriquecida com aplicações em verniz. Na contracapa há um código QR que, lido por aplicativo de telefone celular, dirige o usuário a um blog com todas as ilustrações já colorizadas digitalmente pelo autor. O endereço do blog é : http://colorindofloripa.blogspot.com.br/.

Roteiros

As ilustrações são numeradas e dispostas em sequência de dois roteiros: um pela região central, onde se concentra a maioria dos monumentos, e outro abrangendo as demais localidades da Ilha e do continente. Nas últimas páginas há informações sobre cada ponto a ser visitado e sua posição no mapa, guiando com facilidade  moradores e turistas, inclusive os estrangeiros, pois a publicação é bilíngue em português e inglês.

Ficha técnica

Em formato quadrado de 25cm x 25cm, são 108 páginas com 118 desenhos em preto e branco adaptados de fotografias originais por intermédio dos softwares Photoshop, Illustrator e InDesign. O papel offset 120 gramas, mais grosso e ideal para pintura, provém de reflorestamento.

Impresso na gráfica Impressul, de Jaraguá do Sul (SC), tem concepção, coordenação, projeto gráfico, textos e desenhos de Joel Pacheco. A revisão é de Luiz Henrique da Silva e a tradução da ABS Traduções.