27/03/2017 - SMTCE - Esporte
Prefeitura oferece aulas infantojuvenis de ciclismo no Morro da Cruz

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Prefeitura oferece aulas infantojuvenil de ciclismo no Maciço do Morro da Cruz

Luan de Lima Corrêa, de 11 anos, é um dos primeiros alunos do novo projeto “Ciclista Cidadão”, realizado pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Morador do Morro da Mariquinha, o menino é apaixonado por bicicleta desde os quatro anos de idade. Assim como ele, outras crianças do Maciço do Morro da Cruz, comunidade carente da capital, ganharam a oportunidade de ter aulas gratuitas no contraturno escolar de Mountain Biking. As aulas iniciaram nesta segunda, 27, no Parque Ambiental do Morro da Cruz.

O curso acontece nas segundas e quintas-feiras, das 15h30min às 16h30min, para crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 11 e 15 anos. Para participar, é necessário que eles estejam matriculados e frequentando as aulas da rede pública de ensino. O projeto disponibiliza bicicletas, capacetes e camisetas, além de um lanche para os alunos participantes.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Luiz Alves, a ideia é proporcionar às crianças e jovens uma atividade educativa e formativa, criando hábitos de vida saudável e integração social por meio do esporte. “É importante o projeto do ponto de vista esportivo, educacional, pedagógico e também ambiental”, complementa.

Durante o curso, os alunos terão aulas teóricas, intercaladas com práticas, para aprender a mecânica da bicicleta, as técnicas de andar de bike e como se portar junto ao trânsito. O professor Diones Chinelatto reforça que o projeto também vai trazer pessoas de outras áreas para palestrar, como por exemplo, nutricionistas e pedagogas. “Não tenho dúvidas de que se eles continuarem e levarem a sério, nós vamos ter atletas daqui representando Florianópolis nas competições oficiais esse ano ainda”, almeja.

A ideia é envolver todas as comunidades do Maciço do Morro da Cruz e atender o maior número possível de crianças. Quem tiver interesse em fazer parte do grupo, pode ir até o Parque Ambiental Morro da Cruz e preencher a ficha de inscrição do projeto.