30/03/2017 - SME - Educação
Alunos de Escola Municipal participam de curso de francês e voam como Saint-Exupéry
Parceria ocorre entre Secretaria de Educação, Aliança Francesa e Fundação Saint-Exupéry

foto/divulgação: Marcelo Lobo da Silva

Aluno Luca Suplicy Leger pronto para seu Batismo do Ar

Além do Inglês, os alunos da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes têm mais uma opção de língua estrangeira: o francês. Graças à uma parceria entre a unidade, da   Secretaria de Educação,  com a Aliança Francesa e a Fundação Saint-Exupéry.

O estabelecimento de ensino está localizado no Campeche, que tem uma ligação forte com a França através do escritor e aviador Antoine Saint-Exupéry. Ele era piloto da Companhia Génerale Aèropostale, que fazia escalas em Florianópolis, precisamente nesta praia do Sul da Ilha de Santa Catarina. Assim como era costumeiro para o autor de “O Pequeno Príncipe, quem conclui o curso, como prêmio de incentivo,  sobrevoa a cidade.

As aulas devem iniciar no dia 5 de abril, com duas turmas. A dos veteranos e a dos “calouros”. Com duração de três anos, os estudantes veteranos estão indo para o segundo ano de curso. Em 2018, eles se formam e vão ganhar uma certificação emitida pela Aliança Francesa. Uma turma já ganhou o canudo em 2015.

De acordo com o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a ideia é proporcionar o aprendizado de outro idioma na rede municipal, que já tem no currículo o Inglês e o Espanhol. “Além disso, a intenção é de dar maior visibilidade ao idioma que um dia foi a segunda língua mais falada no mundo, bem como ensinada nas escolas brasileiras”, complementa.

Ao final do curso, os alunos estão capacitados para falar e ler em francês, ouvir e compreender a língua e produzir pequenos textos.

Com direito ao DELF Junior

Conforme o diretor geral da Aliança Francesa em Florianópolis, Gilles de La Bourdonnaye, os participantes recebem o Diploma de Estudos na Língua Francesa (DELF Junior) reconhecido pelo governo do país europeu.

Este ano, a professora designada para atender aos alunos é Rúbia Nara de Souza. O material didático da garotada é constituído por um livro e um caderno de exercícios. A Fundação Saint- Exupéry ajuda a cobrir os custos deste projeto.

As aulas serão às quartas-feiras, no período da tarde. Das 13h30  às 15h para os veteranos, e das 15h10 às 16h40 para os iniciantes.

Para participar do curso de francês, os interessados frequentam  aulas preparatórias, para em seguida fazerem um processo seletivo.  Podem concorrer quem está no 6º, ou no máximo, no 7º ano. Isto para que todos consigam finalizar todo o curso.

Batismo do Ar

Como ocorreu no ano passado, quem completar os três anos de estudos terá direito ao “batismo do Ar”. Saindo do Aeroclube de Santa Catarina, a turma  fez um passeio de 15 minutos em um avião bimotor.

A língua francesa proporcionou aos estudantes viajarem pelos novos horizontes abertos pelo estudo do idioma, salienta o diretor geral da aliança francesa. “Na  sequência,  a viagem se deu  por intermédio do Batismo no Ar”.

Gilles de La Bourdonnaye acrescenta: “é uma maneira muito legal de encerramento do curso. Fazer um voo, assim como o aviador e escritor Antoine Saint-Exupéry”.

A intenção dos organizadores do curso é repetir a dose. Ou melhor, literalmente levar os formandos às alturas.

Como preparar uma corvina

A Companhia Génerale Aèropostale, hoje Air France, para a qual Saint- Exupéry trabalhava, foi pioneira no serviço de correio aéreo. Na América do Sul, a companhia passava pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Das 11 escalas no Brasil, uma delas era em Florianópolis, na Praia do Campeche, durante os anos de 1929 a 1931.

O casarão onde funcionou a base da Aèropostale, que será transformado em Centro Cultural, fica bem ao lado da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes.  Saint Exupéry era chamado pelos ilhéus de “Zeperri”, devido à dificuldade de pronunciarem o sobrenome dele. Na região, o francês tornou-se amigo de Manoel Inácio, o Seu Deca. O morador ensinou o escritor e aviador a pescar e preparar corvina e pampo.

Le petit Prince

O livro O Pequeno Príncipe, em francês, Le Petit Prince completará 74 anos. A primeira publicação ocorreu em abril de 1943 nos Estados Unidos.

A edição da obra na França é de 1946. A história trata de um garotinho que adora uma rosa, que ele pensa que é a única no mundo.

Os dois brigam e o menino viaja para conhecer outros lugares. Faz amizade, então, com um aviador, perdido no deserto. O pequeno descobre que mesmo não sendo a única no planeta, a rosa possui uma energia particular, e que a flor o ama.