01/04/2017 - SMTMU - Transportes
Prefeitura realiza blitz para fiscalização do transporte escolar

foto/divulgação: Divulgação / PMF

Prefeitura realiza blitz para fiscalização do transporte escolar

A prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transporte e Mobilidade, começou nesta semana uma blitz para fiscalizar os veículos que fazem transporte escolar na capital. A fiscalização começou pelo Norte e Leste da Ilha e vai se estender por todas as regiões de Florianópolis. São quatro fiscais em cada região participando da ação.

Estão sendo fiscalizados 126 veículos, entre ônibus e vans, que transportam alunos para as escolas públicas e privadas do município, conforme decreto que regulamenta a atividade de 1319/ 2002. Basicamente, são verificadas as condições do veículo, como freio, suspensão, parte elétrica, pneus, bancos e cintos de segurança. As crianças de até sete anos de idade devem ser transportadas nas cadeirinhas.

Os fiscais também verificam se o motorista é quem está cadastrado na prefeitura para conduzir o veículo. Ele deve ter mais de 21 anos, carteira de habilitação categoria D, atestados de bons antecedentes e de sanidade física e mental, e cursos de primeiros socorros e direção defensiva.

O secretário de Mobilidade, Marcelo Silva, alerta que todos os veículos escolares devem ter um monitor para abrir e fechar as portas, verificar cintos de segurança e atravessar a rua com as crianças.

Caso os pais identifiquem alguma irregularidade no transporte escolar, podem entrar em contato com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, através do telefone: 3225-6277.