07/04/2017 - SMS - Planejamento SMS
Saúde conclui planejamento de ações para 2017

foto/divulgação: SMS

Equipes das diretorias e gerências participam da reunião de planejamento

A equipe da Secretaria de Saúde concluiu a elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS). A PAS compõe, com o Plano Municipal de Saúde e o Relatório Anual de Gestão (RAG), um instrumento legal de planejamento do SUS definidos na lei federal complementar nº 141/2012. O documento será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde no dia 28 de março.

O Plano Municipal de Saúde é um documento atualizado a cada quatro anos, com diretrizes de trabalho mais amplas. Já a PAS é uma construção mais objetiva, que define as ações a serem realizadas ao longo de um ano em busca de metas estabelecidas no Plano, traduzindo-se na operacionalização deste último.

Nos últimos anos, a Secretaria de Saúde tem realizado a Programação Anual de Saúde (PAS) de maneira ampla e colaborativa em suas unidades de trabalho, alicerçada no Plano Municipal de Saúde 2014-2017, possibilitando a pactuação de metas estratégicas para qualificar a prestação dos serviços à população.