12/04/2017 - SME - Educação
Abertura da Semana Municipal do Livro Infantil promove a valorização da cultura de Florianópolis
Evento ocorreu no Largo da Alfândega e contou com apresentações de espetáculo em homenagem a Franklin Cascaes e do boi de mamão

foto/divulgação: Joana Pereira da Silva

Abertura ocorreu nesta quarta, às 14h30

Nesta quarta-feira, 12, a Semana Municipal do Livro Infantil foi iniciada com um lindo espetáculo que agitou o centro de Florianópolis e enalteceu a cultura da cidade. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e se estenderá até o dia 18.

No Largo da Alfândega, a abertura teve início às 14h30 com um pequeno discurso do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro e do secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira. O secretário destacou a importância que o evento tem para incentivar a leitura entre as crianças e citou uma famosa frase de Monteiro Lobato, autor que teve a Semana do Livro criada por causa de seu aniversário: “Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele”.

A Banda do Exército, então, abriu o espetáculo com o hino de Florianópolis e as apresentações começaram. O primeiro espetáculo a ser exibido foi “Causos do Frankolino”. O boneco, manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, é uma homenagem ao artista, professor e pesquisador Franklin Cascaes, e fez a alegria da criançada contando seus “causos”.

Logo depois, chegou a hora do boi de mamão do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) Orisvaldina Silva dar as caras pelo local. Diretamente da Lagoa da Conceição, a turma do G6, com 25 crianças entre cinco e seis anos, deu vida a diversos personagens do folclore da cidade, como a rendeirinha, o vaqueiro, a bernúncia e claro, o boi.

Quinta-feira será de muita contação de histórias

Na quinta-feira, dia 13, a Semana Municipal do Livro Infantil continuará a todo vapor e trará muita contação de história. Em diversos pontos da cidade, as crianças poderão curtir desde visitas a bibliotecas até apresentações de teatro.

No SESC da Prainha, haverá projeção de curtas-metragens e contação de histórias, bem como uma visita guiada pela biblioteca da unidade.

A unidade móvel do SESC, a BiblioSESC, estará  na escola municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação. Há obras para todos os gostos: clássico da literatura, ficção, aventura e histórias reais. Duas apresentações serão feitas no período da manhã e mais duas na tarde.

A Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho presenteará a criançada com um troca-troca de livros infantis. A brincadeira funciona desta forma: quem trazer uma obra que já leu, poderá levar para casa outra, de um participante da atividade. Os que estiverem na biblioteca poderão também ajudar na construção coletiva da 1ª Árvore Literária Infantil.

Espetáculo de fantoches

Já quem for à Livraria e Editora Paulus, que fica na Rua Jerônimo Coelho, no Centro, vai receber uma apresentação de teatro de fantoches. O espetáculo é baseado no livro “O velho lobo do mar”, de Tati Mileide.