• Banner: Creche Inscrições
  • Banner: Portal da Transparência
  • Banner: 2° VIA IPTU DIGITAL
  • Banner: PMAI 2
  • Banner: Alvarás eventos
  • Banner: Licitações BID
  • Banner: Plano de Metas
18/04/2017 - SMS - Saúde
Capital terá 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher
Evento será realizado dias 19 e 20 de maio, no auditório na Universidade Federal de Santa Catarina

foto/divulgação: Arquivo

Evento irá discutir políticas públicas para saúde da mulher

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura, realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher (COSMu), dias 19 e 20 de maio. O evento visa a debater e fortalecer os programas e as ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres, contemplando os pilares de equidade das populações negra, LGBT, em situação de rua, do campo, da floresta e das águas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

 

A conferência irá propor diretrizes, aprofundar o debate sobre impacto na saúde das mulheres da divisão sexual do trabalho, das condições, do salário e da jornada; avaliar a situação de saúde e elaborar propostas a partir das necessidades de planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde, desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, ao sexismo e à misoginia, entre outros.

 

O encontro é aberto a toda a população de Florianópolis, entidades e movimentos de mulheres, profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços para o SUS. Todas as pessoas inscritas são delegadas com direito a voz e voto. O tema é "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

 

Serão eleitos 12 delegados para representar o município na 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Estado de Santa Catarina, em julho.  A etapa nacional, será realizada em Brasília, em agosto, e contará com a participação de 48 delegados de Santa Catarina. A 1ª COSMu enviará dez propostas por eixo temático à etapa estadual. As propostas relacionadas à esfera municipal integrarão o relatório final da 1ª COSMu e indicam as orientações para as políticas públicas relacionadas à saúde da mulher no município de Florianópolis.

 

 

Preparação

Antes do evento, serão realizados dois encontros preparatórios para os participantes, com o propósito de aprofundar o conhecimento e ampliar o debate sobre os quatro eixos propostos: I - O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II - O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;  III - Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e  IV - Políticas públicas para as mulheres e a participação social. 

 

O primeiro será no dia 26 de abril, às 19 horas, no auditório do Centro Socioeconômico da UFSC, com os temas “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres” e “Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres”. Já no dia 04 de maio, no mesmo horário e local, serão discutidos “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres” e “Políticas públicas para as mulheres e a participação social”. 

 

Programação

 

Abertura

dia 19 de maio, às 18h, no Auditório da Reitoria da UFSC

 

Desenvolvimento dos Trabalhos

dia 20 de maio, das 8h às 20h, no Auditório H, Centro Ciências da Saúde –CCS – UFSC

 

Aprovação das propostas municipais, estaduais e nacionais, sendo que as aprovadas nas duas últimas esferas de governo, comporão o Relatório Final, que será enviado à 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres e para finalizar a Eleição dos Delegados para a etapa estadual. 




Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.