• Banner: Resultado - Projetos de Intervenção Artística
  • Banner: Feiras de Matemática e Ciências
  • Banner: Confira a Nova Nota Fiscal Eletrônica
  • Banner: Creche Inscrições
  • Banner: Portal da Transparência
  • Banner: 2° VIA IPTU DIGITAL
  • Banner: Plano Diretor
20/04/2017 - SECULT - Cultura
7º Jurerê Jazz Festival traz ​mais de ​20 espetáculos para o feriadão de Tiradentes
Junto com o 8° Floripa Tap, festival de música instrumental vai apresentar mais de 40 shows em 12 dias de programação em Jurerê Internacional, 95% deles gratuitos ao público​

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Festival conta com 12 dias de programação em Jurerê Internacional

Link para baixar fotos no Flickr (atrações 2017 e festival em 2016): http://bit.ly/2nWZaE9


 ​Link para baixar vídeos da edição de 2016:  

 

A 7ª edição do Jurerê Jazz Festival começa nesta quinta-feira (20/4) e traz mais de 40 shows em 12 dias de programação em Jurerê Internacional, a maior parte gratuita ao público. Esta edição conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Em programação integrada com o 8º Floripa Tap, festival internacional de sapateado, serão ​mais de 20 espetáculos nesse feriadão de Tiradentes. A agenda abre na noite desta quinta com o saxofonista Derico, do Quarteto do Jô. Ele é destaque em três Jam Sessions no Il Campanário Resort: dias 20, 21 e 22 de abril, sempre às 21h, e o ingresso é apenas couvert artístico. Na primeira tocará como convidado da banda M.nesa, de Florianópolis, conhecida por fazer música instrumental acessível e sem afetações. Nas demais Derico convidará para o palco músicos que participam do festival, no melhor estilo improvisado que é a marca de uma Jam Session.

 

No feriado de Tiradentes, sexta-feira, o happy hour está garantido ao ar livre, na Plataforma Zero do Open Shopping, e será ao som de blues. Três shows gratuitos trazem blueseiros com larga experiência, e vale levar a família, toalha de praia, cesta de piquenique e até pets. O primeiro a se apresentar, às 17h, é o guitarrista Rick Boy Slim. “Convertido” ao blues desde os 13 anos, o gaúcho já acompanhou músicos do calibre de Eddie C. Campbell e John Primer. No festival ele apresenta composições próprias. Às 18h, o gaitista catarinense Otávio Marcolla sobe ao palco para uma performance com muita influência dos mestres da gaita blues das décadas de 40 e 50, Little Walter, Sony Boy Williamson e Big Walter Horton. Às 19h, um dos pioneiros do blues no Brasil está de volta ao festival: Flávio Guimarães, gaitista, compositor e fundador do grupo carioca Blues Etílicos, é quem comanda o final do happy hour ao ar livre e aquece o público para mais duas grandes atrações.

 

Ainda na sexta, às 19h, Joana Castanheiro, cantora catarinense revelação com apenas 20 anos, estreia o palco que é novidade nessa edição do festival: será a primeira da noite a abrir o show de Maria Gadú no Palco Blues, no Jurerê Beach Village. Depois dela, às 20h, Flávio Guimarães recebe JJ Jackson, um veterano nascido no Cinturão do Blues nos Estados Unidos, no Arkansas, hoje radicado em São Paulo, e que aos 76 anos esbanja talento vocal e carisma em suas performances. Às 21h Maria Gadú sobe ao Palco Blues para um show inédito: uma apresentação intimista e exclusiva para o festival, cantando standards de jazz e blues, com canções marcadas por sua interpretação original, como "A História de Lily Braun", de Edu Lobo e Chico Buarque. O ingresso único para esses três shows no Jurerê Village está à venda na Blueticket.

 

Sábado, dia 22, tem mais música de graça a partir das 17h na Plataforma Zero do Jurerê Open Shopping. A TBZ Blues, de Florianópolis, abre a agenda com um mix de clássicos do blues, rock e composições próprias, seguida às 18h pelo baixista e cantor de blues Mustache Maia, e depois pelo guitarrista Cristiano Ferreira, que às 21h traz ao festival o jump blues, o swing e outras vertentes da música negra norte-americana dos anos 40 e 50. Maia e Ferreira são porto-alegrenses radicados hoje em Florianópolis e, no intervalo entre eles, o Floripa Tap exibe às 20h o espetáculo “Recriando Linguagens”, que foi sucesso de público durante a programação cultural das Olimpíadas, no Rio de Janeiro, ano passado.

 

Ainda na noite de sábado (22/4), o Palco Blues do Jurerê Beach Village abre às 20h para o violonista e guitarrista paulista Cássio Moura, em show com a cantora gaúcha Jana Gularte para apresentar um fino repertório de MPB. A dupla já conhecida do público catarinense abre o show inédito de Leny Andrade com Luiz Meira, que começa às 21h. O encontro em Florianópolis do violonista ilhéu com a diva da bossa e jazz de 74 anos marca o início de uma parceria que deve chegar aos palcos da Europa ainda este ano. Além de clássicos da bossa nova, Meira e Leny apresentam canções de Cartola, Chico Buarque e Djavan. Músicas que ficaram consagradas na voz de Leny Andrade, como “Saigon”, “Batida Diferente” e “Estamos aí” também fazem parte do repertório do show. Essa noite com ainda com duas Jam Sessions, uma em parceria com o Floripa Tap (veja o serviço abaixo).

 

No domingo (23/4), um dos artistas de destaque na música instrumental catarinense faz show gratuito, às 17h, na Plataforma Zero do Jurerê Open Shopping. O guitarrista e compositor Leandro Fortes apresenta o Leandro Fortes Trio, com músicas autorais, mesclando com naturalidade que refletem sua versatilidade em composição, mesclando com naturalidade diversas referências e dialogando com diferentes linguagens da música. Acompanham Leandro os músicos Rafael Calegari (baixo) e Mauro Borghezan (bateria). O feriadão encerra com o Cutting Contest, divertido duelo de sapateado com estudantes e dançarinos profissionais. A atividade em parceria com o Floripa Tap é gratuita e também acontece no Jurerê Open Shopping. Toda a programação aberta ao público vai se manter mesmo com chuva, pois o local oferece infraestrutura coberta.

 

O Jurerê Jazz Festival é uma realização da A2 - Música e Comportamento, com produção de Abel Silva e apresentado por Jurerê Internacional, Sol e Ibagy, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e da Engie, com promoção da Itapema FM.

​ Confira a programação completa em www.jurerejazz.com.​


Confira a programação completa do feriadão de Tiradentes:

20 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)

+ Mostra de Dança com grupos de SC e convidados - em parceria com o Floripa Tap
Horário:
 19h30
Local: Jurerê Open Shopping
Acesso: gratuito

+ Trio M.nesa convida Derico
Fazer música instrumental acessível e sem afetações. Essa é a proposta do trio de Florianópolis formado por Paulo Steil (bateria), Tiê Pereira (baixo) e Tomás Pessoa (guitarra), que abre o Jurerê Jazz recebendo no palco o saxofonista Derico, famoso pela participação no Quarteto do Jô. Com um repertório formado por músicas autorais, o grupo explora o Nu Jazz de maneira orgânica e espontânea, e vai brincar com a bagagem erudita que o saxofonista traz para o evento.
Horário: 21h
Local: Il Campanário Resort
Ingressos: couvert artístico de R$ 50,00

 

21 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)

+ Rick Boy Slim
Nascido em 1976, em Porto Alegre, o guitarrista Rick Boy Slim costuma dizer que se 'converteu' ao blues quando tinha 13 anos. As primeiras composições surgiram no início dos anos 90, após se mudar para Florianópolis. Além do trabalho autoral, Rick já acompanhou músicos do calibre de Eddie C. Campbell, John Primer e Billy Branch.
Horário: 17h
Local: Jurerê Open Shopping 
Acesso: gratuito

+ Otávio Marcolla
Catarinense, Otávio Marcolla toca gaita de boca há mais de 15 anos. Nos EUA, já acompanhou artistas do blues de Chicago (2007) e foi convidado para abrir o III Barbecue Blues Festival em Nova Orleans (2014). Tem como influência os mestres da gaita blues das décadas de 40 e 50, como Little Walter, Sony Boy Williamson e Big Walter Horton.
Horário: 18h
Local: Jurerê Open Shopping
Acesso: gratuito

+ Flávio Guimarães
Somando mais de 30 anos de carreira, o gaitista Flávio Guimarães é instrumentista, cantor, produtor, compositor e integrante da banda carioca Blues Etílicos. Foi pioneiro do blues no Brasil e tocou com lendas vivas do gênero, como Buddy Guy e Taj Mahal. Na gaita diatônica, pelo conjunto de sua obra e por seu pioneirismo, Flávio se tornou a principal referência desse instrumento no País. Realizou shows de abertura para Ben Harper, B. B. King e Robert Cray, tendo se apresentado em festivais da Europa, Estados Unidos e América do Sul. Ele se apresenta nesse show acompanhado por Cristiano Ferreira na guitarra, Danillo Brito no baixo e Dayvk Martins na bateria. No repertório, composições autorais de Flávio, como “Nice and Easy”, “Times Is Getting”, “Faster” e “Big Walter”.
Horário: 19h
Local: Jurerê Open Shopping
Acesso: gratuito

+ Joana Castanheira
Cantora catarinense revelada ao público em geral pela sua participação no programa The Voice Brasil, em 2016, ela mantém um canal no YouTube onde reinterpreta canções e é seguida por uma legião de fãs, com vídeos novos a cada semana. Seu show antecederá a apresentação de Flávio Guimarães & JJ Jackson e da cantora Maria Gadú. Dona de uma voz potente, é uma das cantoras de destaque da nova safra brasileira. Com apenas 20 anos, já transitou pelos palcos como cantora e atriz. É apaixonada por MPB e pop e está em pré-produção do seu primeiro single. Ponto marcante em sua trajetória é o sucesso que faz nas mídias sociais, onde apresenta vídeos com finas reinterpretações de músicas bastante conhecidas do público, como Bang, de Anitta.
Horário: 19h
Local: Jurerê Beach Village
Ingressos: Blueticket (http://bit.ly/2nEjlK8) – o ingresso para esse show é o mesmo para Maria Gadú

+ Flávio Guimarães convida JJ Jackson
Esse show abre a apresentação de Maria Gadú (21h). Nascido no Arkansas (EUA), em uma região conhecida como “Cinturão do Blues“, JJ Jackson adotou São Paulo como novo lar e palco de sua carreira desde os anos 90. Além do talento vocal e versatilidade musical, JJ Jackson administra com propriedade e carisma a interação com a plateia e os músicos. Em Florianópolis, o showman do blues e soul se apresenta com o gaitista Flávio Guimarães, pioneiro do blues no Brasil e integrante do grupo carioca Blues Etílicos. Ambos estarão acompanhados por Cristiano Ferreira na guitarra, Alexandre Green no teclado, Danilo Brito no baixo e Richard Montano na bateria. No repertório desse show, músicas de Flávio Guimarães como “Steam”, “Train”, “Gary’s Swing” e “Free Delay”.
Horário: 20h
Local: Jurerê Beach Village
Ingressos: Blueticket (http://bit.ly/2nEjlK8) – o ingresso para esse show é o mesmo para Maria Gadú

+ Maria Gadú
O público de Florianópolis terá a oportunidade de conhecer uma outra faceta do trabalho de Maria Gadú. Depois de circular por algumas cidades do Brasil, a cantora paulistana chega ao Jurerê Jazz Festival para um show exclusivo para o festival e intimista, com repertório com standards de jazz e blues, e ainda MPB. Acompanhada dos músicos Conrado Goys (guitarra), Lucas Cirillo (gaita), Dudinha (baixo) e Thiago Big Rabello (bateria), Gadú interpreta músicas como "Voodoo Child", de Jimi Hendrix, "Pride and Joy", de Stevie Ray Vaughan, e "Thrill is Gone", um blues de 1951, que fez sucesso na voz de B.B. King. Das canções já conhecidas na voz da cantora está ainda "A História de Lily Braun", composição de Edu Lobo e Chico Buarque, gravada em seu primeiro CD, em 2009. 
Horário: 21h (a abertura do show será às 20h com apresentação de JJ Jackson e Flávio Guimarães)
Local: Jurerê Beach Village
Ingressos: Blueticket (http://bit.ly/2nEjlK8)

+ Derico e convidados
De formação erudita, Derico Sciotti é mais famoso pela participação no Quarteto do Jô, mas tem reconhecimento nacional desde 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas, o que possibilitou sua participação em diversos recitais e concertos pelo Brasil.
Horário: 21h
Local: Il Campanário Resort
Ingressos: couvert artístico de R$ 50,00

+ Jam Session
Horário: 22h30
Local: Jurerê Beach Village
Ingressos: couvert artístico de R$ 50,00


22 DE ABRIL (SÁBADO)

+ TBZ Blues
Banda florianopolitana, nasceu do encontro de músicos em uma jam session em 2012. O repertório é formado por um mix de composições próprias, clássicos do blues e o bom e velho rock'n roll.
Horário: 17h
Local: Jurerê Open Shopping
Ingressos: gratuito

+ Mustache Maia
Vocalista, baixista, compositor e letrista, o gaúcho Mustache Maia segue nos trilhos do blues há mais de 25 anos. Começou sua carreira na banda “Ecos do Mississipi”, no fim dos anos 80, em Porto Alegre. Além de atuar como músico, Maia, que é radicado em Florianópolis, também produziu vários festivais de blues.
Horário: 18h
Local: Jurerê Open Shopping
Ingressos: gratuito

+ Cássio Moura e Jana Gularte
Esse show abre a apresentação de Leny Andrade e Luiz Meira (21h). O violonista e guitarrista paulista Cássio Moura, radicado em Florianópolis, sobe ao palco acompanhado da cantora gaúcha Jana Gularte para apresentar um fino repertório de MPB, incluindo obras do maestro Tom Jobim. O entrosamento e intimidade musical dos artistas são frutos de uma parceria que já dura mais de três anos pelos palcos de Florianópolis.
Horário: 20h
Local: Jurerê Beach Village
Ingressos: Blueticket (http://bit.ly/2odF6So) – o ingresso para esse show é o mesmo para Leny Andrade e Luiz Meira

+ Leny Andrade e Luiz Meira
Florianópolis poderá conhecer o resultado do encontro da diva da bossa & jazz Leny Andrade, uma das mais representativas vozes brasileiras nos palcos do mundo, com o violonista ilhéu Luiz Meira, que nos últimos anos vem atuando ao lado de importantes nomes da MPB e acompanhando Gal Costa em turnês dentro e fora do Brasil. Além de clássicos da bossa nova, a dupla apresenta canções de Cartola, Chico Buarque e Djavan. Músicas que ficaram consagradas na voz de Leny Andrade, como Saigon, Batida Diferente e Estamos aí também fazem parte do repertório. Com 74 anos de vida e 59 de carreira, Leny brinda o público de Florianópolis com sua inconfundível voz de contralto, que continua em perfeita forma.
Horário: 21h (a abertura do show será às 20h com apresentação de Cássio Moura e Jana Gularte)
Local: Jurerê Beach Village
Ingressos: Blueticket (http://bit.ly/2odF6So)

+ Cia Trupe Toe – espetáculo Recriando Linguagens – em parceria com o festival internacional de sapateado Floripa Tap
Horário: 20h
Local: Jurerê Open Shopping
Ingressos: gratuito

+ Cristiano Ferreira
O ritmo acelerado do jump blues despertou o interesse de Cristiano ainda na adolescência. O guitarrista porto-alegrense, radicado em Florianópolis, foi um dos primeiros músicos brasileiros a tocar esse gênero no País. T-Bone Walker, Pee Wee Crayton, B.B King e Gatemouth Brown são os guitarristas que mais influenciaram sua maneira de tocar. Em seu trabalho solo, Cristiano também transita pelo swing e outras vertentes da música negra urbana norte-americana dos anos 40 e 50.
Horário: 21h
Local: Jurerê Open Shopping
Ingressos: gratuito

+ Derico e convidados
De formação erudita, Derico Sciotti é mais famoso pela participação no Quarteto do Jô, mas tem reconhecimento nacional desde 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas, o que possibilitou sua participação em diversos recitais e concertos pelo Brasil.
Horário: 21h
Local: Il Campanário Resort
Ingressos: couvert artístico de R$ 50,00

+ Jam Session Tap & Jazz - em parceria com o Floripa Tap
Com Leandro Fortes, guitarrista e compositor que vem realizando um trabalho consistente e intenso no cenário catarinense como instrumentista, produtor e educador.
Horário: 21h30
Local: Il Campanário Resort
Ingressos: couvert artístico de R$ 50,00

+ Jam Session
Horário: 22h30
Local: Jurerê Beach Village
Ingressos: couvert artístico de R$ 50,00


23 DE ABRIL (DOMINGO)

+ Leandro Fortes Trio
O guitarrista e compositor Leandro Fortes vem realizando um trabalho consistente e intenso no cenário catarinense como instrumentista, produtor e educador. Em 2012 gravou seu primeiro disco solo, que conta com a participação de Hermeto Pascoal. Acompanhado por Rafael Calegari (baixo) e Mauro Borghezan (bateria), o Leandro Fortes Trio, de Florianópolis, apresenta músicas autorais que refletem sua versatilidade como compositor, mesclando com naturalidade diversos elementos à sua raiz brasileira.
Horário: 17h
Local: Jurerê Open Shopping
Ingressos: gratuito 

+ Cutting Contest (Duelo de Sapateado) - em parceria com o Floripa Tap
Com sapateadores e estudantes do Festival Floripa Tap, tradicional brincadeira onde um sapateador desafia o outro em uma apresentação, expondo o talento dos dançarinos.
Horário: 18h
Local: Jurerê Open Shopping
Acesso: gratuito




Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.