24/04/2017 - SMS - Saúde
Gripe: a partir de hoje, todos os grupos são vacinados

foto/divulgação: SMS

Campanha vai até 26 de maio para todos os públicos-alvo

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em Santa Catarina começa, a partir desta segunda-feira (24), a atender a todos os grupos de pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde, incluindo os idosos com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*. A imunização vai até o dia 26 de maio em todos os centros de saúde da Capital.

 

É importante que os responsáveis pelas crianças de seis meses a 5 anos de idade levem os pequenos até as unidades, assim como as gestantes. Estes são os grupos com maior dificuldade para atingir a meta de vacinação. Em Florianópolis, a imunização contra o vírus Influenza deverá atingir quase 150 mil pessoas do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.

 

Na primeira semana, que por determinação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado deveria priorizar os idosos e pacientes em condições especiais, Florianópolis imunizou 6,2 mil pessoas (5,19% do total). No Dia ‘D’ de Mobilização Nacional, sábado, dia 13 de maio, os centros de saúde do município ficarão abertos das 8h às 17h para a campanha.

 

Neste ano serão vacinados crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

 

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.