26/04/2017 - SMAP - Administração
Prefeitura está reformulando a gestão da frota municipal

foto/divulgação: Divulgação PMF

Prefeitura está reformulando a gestão da frota municipal

A atual gestão da Prefeitura de Florianópolis trabalha desde os primeiros dias de governo na reformulação de todo o controle da frota de veículos da administração municipal. A secretaria de Administração já reuniu as pessoas que ficarão responsáveis por gerir os veículos de cada órgão, determinando que acompanhem o sistema na ponta, o que não estava ocorrendo até o fim de 2016. Ao mesmo tempo um estudo prevê, em curto prazo, a otimização da frota existente, melhorando o atendimento à população e reduzindo o custeio.

Segundo o secretário adjunto de Administração, Pedro Abel, com uma gestão mais profissional será possível garantir um controle mais rigoroso do uso dos veículos. “A ideia é reduzir a despesa com os aluguéis, reforçar a manutenção e garantir que os serviços de ponta (educação, saúde e assistência social) tenham sempre prioridade”, destaca.

Tanto os gestores de frota, quanto os 215 motoristas efetivos receberão capacitação para aperfeiçoar o novo sistema de controle em fase de implantação. Além disso, foram identificados cerca de 80 veículos que já não atendem mais as necessidades da administração e devem ser leiloados. Segundo Abel, a ideia é utilizar os recursos para ampliar a qualidade da frota existente.

Quanto ao caso do caminhão da Secretaria da Saúde que foi filmado num suposto uso para fins particulares, a administração municipal já afastou o motorista responsável pelo veículo e está apurando o caso. De acordo com as informações do próprio condutor do veículo, ele teria aproveitado o intervalo de uma entrega para fazer um favor a um amigo. As ações para melhorar o gerenciamento da frota vêm ao encontro de combater esse tipo de irregularidade.