22/05/2017 - SMTCE - Cultura
Reunião trata sobre o Plano Municipal de Cultura
Plano é apresentado a representantes da cultura.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Reunião trata sobre Plano Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, por meio da Fundação Franklin Cascaes, realizou na sexta-feira, 19 de maio, reunião para apresentar e discutir as ações do Plano Municipal de Cultura de Florianópolis.
A superintendente da Fundação, Roseli Pereira, iniciou o encontro destacando que o Plano foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 2015 e que é função dos gestores colocar em prática as metas para a cultura.

Na sequência, a construção do Plano, realizada desde 2009, foi apresentada por Marcelo Seixas, do Funcine. A elaboração do documento, que durou um ano e meio, foi realizada em quatro etapas e precisou responder às seguintes questões:

• Como estamos?
  • Onde queremos chegar?
  • Como fazer e quando chegamos lá?
  • Como conseguir os avanços?

Entre as 14 diretrizes e prioridades do Plano estão a formulação e implementação de políticas públicas de cultura; o aprimoramento, qualificação e fortalecimento do órgão gestor da cultura; a ampliação dos recursos financeiros para o desenvolvimento da cultura; o estímulo à economia da cultura, visando o fortalecimento de suas cadeias produtivas; a valorização e dinamização das manifestações culturais; a democratização do acesso à cultura, o estímulo à cultura local como elemento de inclusão e desenvolvimento social, entre outros.

Para a efetivação das diretrizes, o Plano estabelece 10 objetivos gerais. Destacam-se a promoção e institucionalização da cultura no município, a promoção da gestão da cultura com a participação da sociedade, a democratização da comunicação sobre a produção cultural local, ampliação e descentralização dos espaços culturais, a valorização do patrimônio e da diversidade cultural, a projeção da cultura local no âmbito nacional e internacional, etc.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Fábio Garcia, enfatizou que os gestores e representantes da cultura saem do encontro com tarefas a realizar. “Têm pontos que são fáceis, não dependem de muito recurso, e só precisam de vontade e determinação para ser colocados em prática”.

A superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, encerrou ressaltando que o objetivo principal da reunião é organizar e planejar a forma como o Plano e suas metas serão executadas a curto, médio e longo prazos.
Além deste encontro, outros serão realizados para a definição das ações. Um grupo de trabalho deve ser composto para delinear as metas, identificando aquelas que podem ser aplicadas o mais breve possível.