23/05/2017 - SME - Educação
Prefeitura vistoria obras em creches e escolas da Capital
Dez unidades serão visitadas por uma comitiva do secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira

foto/divulgação: SME

Maquete da Creche Capoeiras

Nesta quarta-feira, o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, visita uma série de obras em creches e escolas da rede municipal. Algumas dessas obras foram retomadas há pouco tempo.

As paralisações ocorreram, sobretudo, devido à falta de pagamentos, por parte da gestão passada, a empresas contratadas para executar os empreendimentos, e pelos trâmites de aprovação de aditivos.

Para essa ação o secretário convidou todos os vereadores. “É importante que os representantes do legislativo estejam a par da situação real das novas unidades educativas ou daquelas que passam por reformas e ampliações”. Maurício Fernandes Pereira disse ainda: “um dos nossos lemas é transparência”.

As visitas iniciam às 7h45 da manhã com inspeção da construção de uma creche no bairro Capoeiras. O roteiro segue pelas obras da creche na Vila Aparecida, também localizada na região continental.

Por volta das 8h50, na Ilha, a equipe da prefeitura estará vistoriando o andamento dos trabalhos das creches Morro do Céu e Morro do Horácio.

Às 10 horas será a vez das obras da unidade de educação infantil da Caieira do Saco dos Limões, e, às 10h35, da Creche Santa Vitória, na Agronômica.

No Sul da Ilha, às 11h40, será visitado o canteiro de obras de mais uma creche no Rio Tavares. Com os serviços paralisados, no empreendimento, além de falha no projeto, ocorreu erro no quantitativo de pré-moldado.

Em torno das 13h15, no Leste da Ilha, na Lagoa da Conceição, a comitiva do secretário  de Educação acompanhará a edificação  da nova   Escola Henrique Veras.

No pacote, há melhorias das instalações atuais e a construção de um novo bloco, que abrigará biblioteca, auditório, duas secretarias, sala de informática, sala de judô e banheiros.

Um dos motivos da lentidão da obra é o fato dela ser executada no período de aulas, além de aguardar por aditivo de adequação de projetos.

Para o horário das 14h20, está prevista a chegada em Ingleses para conferir os trabalhos de execução da quinta creche deste bairro do Norte da Ilha.

Ás 14h40, a comitiva de Mauricio Fernandes Pereira termina o roteiro de visitas na Escola Mâncio Costa, em Ratones.

O estabelecimento terá um novo prédio. Com área de 7 mil 632 m²,  contará com 13 salas de aula, auditório para 110 pessoas, biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, sala de expressão corporal, banheiros acessíveis, elevador, refeitório coberto, cozinha e dependências administrativas.

Roteiro

7h30 – Saída da SME para Creche Capoeiras - Rua Santos Saraiva

7h45– Chegada na Creche Capoeiras (20 minutos)

8h10 – Saída para a Creche Vila Aparecida - Rua Nossa Senhora Aparecido

8h30 – Chegada Creche Vila Aparecida (20 minutos)

8h50 – Saída para Creche Morro do Céu - Rua Cruz e Sousa

9h10 – Chegada Creche Morro do Céu (20 minutos)

9h30 – Saída para Creche Morro do Horácio - Rua Estanislau Vieira Filho

9h40 – Chegada na Creche Morro do Horácio (20 minutos)

10h – Saída para Creche Caieira do Saco dos Limões - Rua General Vieira da Rosa

10h15 – Chegada na Creche Caieira do Saco dos Limões (20 minutos)

10h35 – Saída Creche Santa Vitória - Rua Joaquim da Costa – Agronômica

10h50 – Chegada na Creche Santa Vitória (20 minutos)

11h10 – Saída para a Creche Rio Tavares - Rua Dr. Antônio Luiz de Moura Gonzaga – ao lado da Pedrita

11h40 – Chegada Creche Rio Tavares (20 minutos)

12h às 13h – Almoço

13h - Saída para Escola Henrique Veras - Rua João Pacheco da Costa – Lagoa.

13h15 – Chegada na Escola Henrique Veras (30 minutos)

13h45 – Saída para Creche nos Ingleses - Rua nos fundos da EBM Herondina

14h20 – Chegada na Creche nos Ingleses (30 minutos)

14h40 – Saída para Escola Mâncio Costa - Estrada João Januário da Silva – Ratones