24/05/2017 - SMTCE - Cultura
Secretário participa de audiência sobre Carnaval

foto/divulgação: Édio Hélio Ramos/ Divulgação CMF

Secretário participa de audiência sobre Carnaval

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Florianópolis, Márcio Alves, participou nesta quinta-feira, 18 de maio, de Audiência Pública na Câmara Municipal de Florianópolis para tratar sobre definições para o Carnaval 2017.

Durante o encontro, representantes das Escolas de Samba e Blocos de Rua da Capital apresentaram suas reivindicações. O pedido unânime foi em relação ao planejamento que, de acordo com os participantes, deve ser realizado durante todo o ano e não apenas em poucos meses antes da festa.

Foi esta, por exemplo, a solicitação da presidente da Associação das Velhas Guardas de Florianópolis, Tânia Maria Ramos. “Enquanto o nosso Carnaval não for planejado com respeito e responsabilidade nós estaremos aqui debatendo em audiência pública”.

O secretário Márcio Alves enfatizou que Carnaval faz parte da cultura e que, portanto, assim que assumiu a pasta a primeira decisão foi inserir o Carnaval dentro das atribuições da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. “O carnaval conta histórias. Os enredos são verdadeiras aulas. Ali nós entendemos a história nacional e internacional e conhecemos melhor a nossa própria história e a formação da nossa cultura”.

O secretário garantiu ainda que atualmente o Município não tem contrato com nenhuma empresa para atuar no Carnaval e que agora é a oportunidade para construir um grande planejamento. “Nós temos que fazer Carnaval em realidade. O Poder Público Municipal vai fazer um carnaval que vai ficar na história de Florianópolis”.

O candidato à presidência da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, Fábio Botelho, destacou que é preciso unir forças para planejar o Carnaval. “Nós temos que achar a fórmula para fazer com que a escola fique viva o ano inteiro”.

Os comandantes da Guarda Municipal, Marianne Mattos e da Polícia Militar, Coronel Pontes, também ressaltaram a importância do planejamento e asseguraram que os órgãos de segurança estarão à disposição para trabalhar em conjunto.

Ao fim do encontro ficou definida a composição de um grupo de trabalho que irá se reunir com regularidade para pensar e definir as ações para o Carnaval 2018. As decisões devem ser apresentadas durante Seminário voltado aos envolvidos na festa.