01/06/2017 - SME - Educação
Creche Júlia Maria recebe índios Guarani da aldeia Tekoa Vy’a
Visita faz parte do projeto “Uma viagem a diferentes culturas”

foto/divulgação: Creche Júlia Maria Rodrigues

A visita foi a primeira ação do projeto “Uma viagem a diferentes culturas”

A Creche Municipal de Florianópolis Júlia Maria Rodrigues, no Jardim Atlântico, recebeu visitantes muito especiais.  Cerca de 15 índios Guarani vindos da aldeia Tekoa Vy’a, no município de Major Gercino, a 100 quilômetros da Capital, passaram um dia na unidade educativa, onde interagiram com toda a comunidade escolar. A visita foi a primeira ação do projeto “Uma viagem a diferentes culturas”.

O índio dança para celebrar um cacique, boas safras, o amadurecimento de uma fruta ou uma boa pescaria, para homenagear os mortos em rituais fúnebres e até para espantar doenças. Os nativos da aldeia Tekoa Vy’a, termo que significa “Aldeia Feliz” no idioma guarani, dançaram para agradecer a hospitalidade das crianças, profissionais da unidade e pais ou responsáveis pelos pequenos.

Os Guarani mostraram os artesanatos, que são confeccionados há séculos por seu povo. Tradicionalmente, os objetos eram usados no dia a dia e nos rituais, porém hoje são comercializados, como fonte de renda e para manter a cultura viva. A atividade envolve toda a família, que é responsável pela confecção de peças como cestas, instrumentos musicais, esculturas em madeira, utensílios de caça e adornos.

Os indígenas pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defendê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. Durante a visita à Creche Júlia Maria, os Guarani também produziram uma oficina de pintura corporal.

“Foi um momento encantador e inesquecível, que nos proporcionou um novo olhar, além de ensinar o respeito, a troca, o carinho e a amizade”, relata a diretora da unidade, Débora Cristina Andrade.

Uma viagem a diferentes culturas

O projeto “Uma viagem a diferentes culturas” tem como principal objetivo conhecer e reconhecer a diversidade étnico, cultural e social por meio de vivências com as crianças, as famílias e os profissionais. Tudo isso sempre prezando por uma formação contra o preconceito, a discriminação e o racismo. Na creche estão matriculadas 154 crianças.

Os nativos

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2010, a população indígena residindo em terras indígenas em Santa Catarina é de 10.369.

Os nativos são divididos entre Kaingang, Xokleng e Guarani. Índios Os Guarani estão espalhados na região metropolitana, nos municípios de Palhoça, Biguaçu, Major Gercino e Canelinha.

Os Guarani constituem uns dos maiores povos indígenas da América do Sul, vivendo no Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai.