01/06/2017 - SMS - Saúde
Centro de Controle de Zoonoses faz alerta à população sobre leishmaniose

foto/divulgação: Arquivo

CCZ aponta casos da doença em 26 bairros da Capital

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz um alerta à população de Florianópolis sobre o aumento dos casos e das áreas de contaminação de cães por leishmaniose, popularmente conhecida como barriga d’água. Segundo o levantamento dos biólogos da Prefeitura, a doença, que antes se concentrava na região da Lagoa da Conceição, agora está distribuída em 26 bairros da Capital.

 

O cão é o principal reservatório da Leishmania na área urbana. Neste animal o parasita se instala e permanece viável durante toda a sua vida, transmitindo a doença com a ajuda do mosquito-palha. A leishmaniose é detectada por meio de testes laboratoriais. Desde 2010, o CCZ já investigou mais de sete mil cães.

 

Dados do último levantamento mostram que foram detectados 239 casos da doença em cães, a maioria na Lagoa, no Canto da Lagoa e na Costa da Lagoa. Mas bairros como Rio Tavares, Pantanal, Córrego Grande e Itacorubi também estão na lista. Até agora, não foram registrados casos autóctones em pessoas na Capital, mas a doença está amplamente distribuída no mundo, incluindo o Brasil, em especial na região Nordeste. A zoonose tem evolução crônica e, se não tratada em humanos, pode levar à morte.

 

Locais com fezes de animais, cascas ou restos de vegetais e folhas podem ser favoráveis para a ocorrência do inseto transmissor da doença. A melhor forma de prevenção é a limpeza dos terrenos e casas, além de evitar a criação de porcos e galinhas em área urbana e uso de repelentes contra o mosquito nos cães. O CCZ oferece serviço de coleta e realização de exame laboratorial para o diagnóstico da leishmaniose visceral.

 

Confira os sintomas nos animais:

- emagrecimento

- enfraquecimento dos pelos

- apatia

- descamação ao redor dos olhos, focinho e ponta das orelhas

- crescimento exagerado das unhas

- conjuntivite ou outros distúrbios oculares

- aumento de volume na região abdominal

- diarreia, hemorragia intestinal e inanição