09/06/2017 - SMTCE - Cultura
Setoriais de cultura negra e popular realizam Pré-conferência neste sábado

foto/divulgação: Dieve Oehme

Setoriais de cultura negra e popular realizam Pré-conferência neste sábado

Artistas, grupos, produtores culturais e gestores, entre outros profissionais que atuam nas áreas da cultura negra e popular reúnem-se neste sábado (10), às 9h, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Centro, para debater as demandas desses segmentos em relação às políticas públicas para a cultura. Aberto à participação de interessados, o encontro tem como objetivo discutir e elaborar propostas para serem apresentadas na 7ª Conferência Municipal de Cultura que será realizada de 28 a 30 de setembro, em Florianópolis.

Entre outros temas, a Pré-conferência prevê a discussão e avaliação do cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Cultura, referentes a essas áreas, e a indicação de representantes para a eleição da próxima gestão do Conselho Municipal de Política Cultural para o biênio 2017-2019. Os conselheiros serão eleitos por votação direta durante a Conferência.

A 7ª Conferência Municipal de Cultura e as Pré-conferências Setoriais são promovidas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A iniciativa, que conta com a parceria do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, busca criar espaços de discussão e proposição de políticas, ações e programas específicos para a área cultural com ampla participação da sociedade civil e do poder público.

Em 2017, o encontro municipal propõe o debate com enfoque no tema “Cultura como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Social: Desafios do Sistema Municipal de Cultura (SIMCUF)”. A programação está dividida em quatro eixos temáticos: Sistema de Financiamento Público da Cultura / Orçamentos Públicos, Fundos de Cultura e Incentivos Fiscais (eixo 1); Infraestrutura Cultural, Integração e Transversalidade (eixo 2); Democracia, Cidadania e Diversidade (eixo 3); e Política Cultural, Gestão e Capacitação (eixo 4).  O objetivo dos organizadores é avançar na gestão cultural em Florianópolis e na execução das metas do Plano Municipal de Cultura, instituído pela Lei nº 9845/2015.