02/06/2010 - SMTMU - Transportes
Florianópolis pode ter colaboração técnica com transporte de Barcelona
Diretor espanhol conheceu sistema de transporte da capital catarinense

foto/divulgação: Mauro Vaz

Vice João Batista Nunes saliente que prefeitura está buscando soluções para melhorar o transporte

O diretor da empresa de Transporte Metropolitano de Barcelona (TMB), Daniel Vives Saez, reuniu-se com técnicos da Secretaria de Transportes, Mobilidades e Terminais de Florianópolis para conhecer o sistema da cidade e acenou com uma possibilidade de colaboração da empresa Espanhola com a prefeitura da Capital de Santa Catarina. A TMB já faz consultorias para cidades de diversas partes do mundo, entre elas Porto, em Portugal, e Bogotá, na Colômbia

O técnico espanhol apresentou o funcionamento do sistema da cidade catalã, considerado uma referência mundial, conheceu o transporte urbano de Florianópolis e apontou possíveis soluções para a melhoria da mobilidade urbana na Capital. Conforme ele, existe a intenção de compartilhar algumas soluções que melhoraram o transporte de Barcelona.

Daniel Saez se reuniu também com o vice-prefeito, João Batista Nunes . O técnico disse que a capital catarinense possui semelhanças com a cidade espanhola no que diz respeito ao volume de trânsito e ao crescimento da cidade e apontou a grande quantidade de veículos particulares com um dos principais problemas do trânsito.

Para João Batista Nunes a visita do especialista foi fundamental para subsidiar ações do poder público da Capital e a troca de experiências será muito importante. “Estamos buscando soluções viáveis para melhorar o sistema de transportes”, salienta. O vice-prefeito ressalta que Saez não foi o primeiro especialista a ser ouvido pela prefeitura. Recentemente visitaram a Capital o arquiteto e urbanista Josep Acebillo, responsável pelo planejamento urbano de Barcelona para as olimpíadas de 1992, além de técnicos do escritório de arquitetura Jaime Lerner, que apresentaram os corredores exclusivos para ônibus BRT (Bus Rapid Transit) que funciona em Curitiba.