12/07/2017 - SMTCE - Esportes
Projeto de Basquete leva diversão e aprendizado ao Floripa em Movimento

foto/divulgação: Divulgação PMF

Projeto de Basquete leva diversão e aprendizado ao Floripa em Movimento

O Floripa em Movimento que ocorre todos os domingos na Avenida Beira-mar Norte reúne diversas atividades recreativas, culturais e esportivas. Na área do esporte, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Municipal de Esporte, oferece quadras de futebol, basquete, xadrez, caiaques, entre outros.

A quadra de basquete é uma das áreas mais disputadas. Isso porque há a participação do “Nós que Somos Cultura na Cesta”, projeto socioesportivo que ensina, entre outro, a modalidade de basquete 3x3, garantindo a diversão dos participantes.

O streetball, ou 3x3, como é conhecido, é uma adaptação do basquete convencional ou o tradicional 5x5. Nesta modalidade, o jogo conta com apenas três jogadores em cada equipe, jogado em meia quadra, com 12 segundos de posse por ataque, o que torna o a partida mais ágil que a original. A modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos e faz sua estreia em 2020, no Japão.

O Nós que Somos Cultura na Cesta é um coletivo socioesportivo formado pela parceria de atletas, ex-atletas profissionais de basquetebol, profissionais de Administração, Recursos Humanos, Marketing, Comunicação, Pedagogia, Nutrição, Educação Física, Mídia e Produção Executiva que atua nas áreas de esporte, educação, empreendedorismo e promoção da cidadania.

Para isso desenvolve e coordena projetos esportivos e culturais, envolvendo estudantes de escolas da rede pública e particular de ensino, promovendo atividades diferenciadas. As ações têm como foco principal comunidades com vulnerabilidade social e para participar crianças e adolescentes devem estar matriculados em escolas.

Entre as metas do grupo estão a criação do 1º Centro de Treinamento de Basquete 3x3 do Brasil, a realização de trabalho social proporcionando aos beneficiados um ambiente propício para a formação sólida, e a possibilidade da construção de um futuro mais próspero. Por meio destes princípios visam dar novas oportunidades para os jovens, diminuindo os índices de criminalidade e a evasão escolar.

Outro fundamento do projeto é aprimorar o desempenho das equipes esportivas e atletas para a participação em torneios e competições, a nível nacional e internacional. Dentro do Nós que Somos Cultura na Cesta há a equipe profissional NQS 3x3 que está levando o nome de Florianópolis e de Santa Catarina para campeonatos em todo o país.

Formada oficialmente há três anos e meio, a NQS 3x3 já se destaca no cenário nacional. Foi, por exemplo, a primeira equipe classificada para a Copa do Brasil 3x3 ANB/FIFA, que ocorre em São Paulo, e ficou na 7ª colocação no Jogo das Estrelas que reuniu os 16 melhores times do país.

Além da Copa do Brasil, a equipe de Florianópolis tem prevista também a participação no Challenger Internacional 3x3 ANB/FIFA, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro em São Paulo, no 3x3 FIBA Montevideo, circuito mundial que será realizado em setembro em Montevideo, no Uruguai, além de outras competições como o Circuito Paulista.

O Projeto que vem movimentando a quadra aos domingos no Floripa em Movimento e proporciona momentos de diversão e aprendizado para a garotada está confirmado também para o Floripa em Movimento Itinerante que ocorre no dia 22 de julho na Costeira do Pirajubaé.

Até lá, as crianças e jovens podem brincar e se divertir aos domingos na Avenida Beira-mar porque o Nós que Somos está esperando a todos, assim como diversas outras atrações.