21/07/2017 - SME - Educação
A prematura Kauany Stein representa Florianópolis no “Oratória nas Escolas”
Apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, a menina foi motivo de orgulho para toda a família e a rede municipal

foto/divulgação: Silvana Stein

A garota da Escola Básica Municipal de Florianópolis Batista Pereira, do Ribeirão da Ilha, não levou o primeiro lugar, mas deixou todos muito orgulhosos

Kauany Stein nasceu de sete meses com 1 quilo 370 gramas e ficou 31 dias na UTI do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis.  Saudável e com 14 anos de idade, ela foi a estudante que representou a Capital na etapa regional do concurso “Oratória nas Escolas”, promovido pela Junior Chamber International (JCI) em parceria com as prefeituras. A iniciativa tem por meta incentivar os alunos a dominarem a arte de falar em público.

 

A garota da Escola Básica Municipal de Florianópolis Batista Pereira, do Ribeirão da Ilha, não levou o primeiro lugar, mas deixou toda a família, os amigos, a escola e a cidade orgulhosos com a participação dela no concurso, que aconteceu recentemente em Concórdia, no Meio-Oeste catarinense.

 

Kauany havia vencido a etapa local, que tinha como tema “Eu prefeito (a)”. Dessa vez, ela deveria escrever e apresentar, entre três e cinco minutos, um texto sobre “O que é ter sucesso na vida”.

 

A menina conta que ter representado Florianópolis já foi uma vitória e que o evento foi apenas mais um desafio em sua vida. “Só tenho a agradecer à JCI pela oportunidade, pois sei que aprendi muito com a experiência, e agradecer à minha família por estar comigo me dando todo o apoio. Continuarei lutando e correndo atrás dos meus sonhos”.

 

A participação da aluna Kauany Stein na etapa regional do concurso de Oratória nas Escolas foi uma importante conquista na vida dessa adolescente. As palavras são da diretora da Escola Batista Pereira, Simone Carvalho de Andrade. Ela acrescenta que projetos como esse vêm bem ao encontro das propostas da rede municipal de educação e do projeto político pedagógico da Batista Pereira, que é o desenvolvimento pleno de todas as capacidades do ser humano. A diretora fez questão de  ressaltar que a viagem a Concórdia só foi possível devido ao apoio financeiro da prefeitura, viabilizado pelo Secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

 

 

Um futuro brilhante

 

Para Silvana Carvalho de Andrade, a mãe de Kauany, a sensação de ver a filha no palco, discursando como um adulto tendo apenas 14 anos foi inexplicável. “Desde pequena ela é cuidadosa com as coisas, faz trabalho de escola com esmero, capricho e muita dedicação. Não pega nada pra fazer mais ou menos, ou é perfeito ou não é”. Silvana, que é professora substituta da educação infantil, tem muito orgulho de saber que contribui para o futuro da filha. “Só consigo ver sucesso para a Kauany. Uma vida de sucesso, uma carreira brilhante, sempre sendo exercida com muito empenho e dedicação”.

 

 

Apoio em todas as etapas

 

O pai de Kauany, Ivan Stein conta que foi maravilhoso poder acompanhar a filha durante todo o processo de desenvolvimento nos concursos de oratória. “Passa um filme em minha mente. Poder ver seu amadurecimento, dominando um texto e apresentando com tamanha desenvoltura, encantando as pessoas que a observam. Foi fantástico”.

 

 

Avô larga tudo para torcer pela neta

 

Uma pessoa muito especial também fazia parte da torcida pela menina no auditório em Concórdia. José Mario de Andrade, o avô da menina, de 78 anos, deixou tudo de lado na cidade onde mora, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, para torcer pela neta no concurso.

 

 

Orgulho da cidade

 

O secretário de Educação de Florianópolis Maurício Fernandes Pereira ratifica o orgulho de toda a rede municipal de ensino da Capital com a participação de Kauany no concurso. “A rede municipal tem levado para outros municípios do Estado e do país excelentes exemplos. É o caso de Kauany, dedicada e que recebe o suporte da escola e da família. Estamos orgulhosos da nossa aluna”, finaliza.

 

 

O que é ter sucesso na vida

 

Abaixo, o texto que Kauany escreveu e apresentou na etapa regional em Concórdia, com o tema “O que é ter sucesso na vida”.

 

O QUE É TER SUCESSO NA VIDA

 

Olá, boa tarde cumprimento o presidente nacional da JCI, Rafael Jun Mabe e os demais aqui presentes. Meu nome é Kauany Stein, tenho 14 anos e estou representando a minha cidade, Florianópolis. Hoje irei falar sobre o que é ter sucesso na vida, segundo o meu ponto de vista. E para vocês, o que é ter sucesso?

Primeiramente precisamos compreender que o sucesso é subjetivo, pois o que ele é para mim, pode não ser para vocês. Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa sucesso é: êxito, bom resultado, e é exatamente por isto que a compreensão dele é tão diferente de uma pessoa para outra, pois o meu bom resultado pode ser diferente do seu bom resultado. Cada pessoa tem um sonho, cada um luta para obter êxito.  Sucesso pessoal, financeiro, profissional, seja qual for.

Mas quando conseguimos compreender o que é sucesso surge a dúvida: como alcançá-lo?

Para obtê-lo você tem que se dedicar dar o seu melhor.  Segundo Roberto Shinyashiki: A realização de um sonho depende da dedicação,  dedique-se!

Estar aqui esta tarde, representando a minha cidade, é um sucesso, é uma realização.

Como dito anteriormente, sucesso pode ser a realização de um sonho. Porém os sonhos mudam com o passar dos anos. Eu por exemplo, aos cinco anos sonhava em ser cantora. Aos dez, veterinária e agora, aos 14, sonho em ser juíza federal. Idealizo ser reconhecida por algo que eu saiba fazer bem, por algo que eu goste de fazer e falar é um de meus dons. Este concurso de oratória surgiu num momento maravilhoso, momento este em que eu me encontrava com baixa autoestima.

Geralmente acreditamos que sucesso é ter tudo o que se quer, porém sucesso pode ser sobreviver a um parto prematuro. Eu nasci de sete meses pesando 1 quilo 370 gramas. Fiquei 31 dias internada na UTI. Foram dias de luta e de sofrimento, a cada grama adquirida no hospital era uma vitória. Porém obtive sucesso, sobrevivi, cresci e me desenvolvi.

Vivemos em um mundo capitalista e este modelo econômico conseguiu modificar até mesmo nossa compreensão de sucesso, poderíamos acreditar que sucesso é ter uma família unida, ter saúde. Mas infelizmente esta visão de sucesso foi destorcida, uma grande parcela da sociedade acredita que sucesso é ter um bom emprego, um bom salário, ou até mesmo fama. Claro que isto tudo pode estar englobado em sucesso, porém ter êxito não é apenas isso.

Recentemente um vídeo que circulava pelas redes sociais intitulado: "você sabe o que é sucesso?" Mostrava as conquistas  em diferentes fases da vida, e que eram as mesmas em determinadas fases. Falava mais ou menos assim: com 1 ano sucesso é conseguir andar, aos  3 não fazer xixi na cama, aos 12 ter amigos... Depois retornava com os mesmos ideais em idades diferentes,  que sucesso era poder andar aos 90, não fazer xixi na cama aos 80 e ter amigos aos 70.

Desta forma, finalizo dizendo novamente que o sucesso é subjetivo, os sonhos vão mudando, mas as coisas mais importantes na busca pelo sucesso são: nunca desistir, e acreditar em você.

Como diria Michel de Montaigne “abandonar a vida por um sonho é estimá-la exatamente pelo quanto ela vale”.

Muito obrigada tenham todos uma ótima tarde e boa sorte na busca pelo sucesso!


galeria de imagens