25/07/2017 - SMTCE - Cultura
Capoeira comemora 40 anos em Florianópolis
Celebração por quatro décadas na cidade vai contar com diversas atrações.

foto/divulgação: Divulgação

Capoeira comemora 40 anos em Florianópolis

O Fórum da Capoeira da Grande Florianópolis com apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, realiza nesta quinta-feira, 27 de julho, a abertura da 6ª Semana da Capoeira. O evento que ocorre até 11 de agosto comemora os 40 anos desta arte em Florianópolis.

A programação tem início nesta quinta-feira, 27 de julho, com Rodas da Cidade: Procasa, às 20h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em São José. No dia seguinte, 28 de julho, tem lançamento da Mostra Fotográfica, papoeira e roda, às 19h no Barracão do Mestre Calunga, na Fortaleza da Barra da Lagoa.

A 6ª semana terá ainda homenagem ao Mestre Pop na Roda da Catedral, no sábado, 29 de julho, às 10h30, e no domingo, dia 30, Roda na Beira-mar Norte no Projeto Floripa em Movimento que acontece todos os domingos no Bolsão da Casan. As atividades contam ainda com exposições de vídeos, varal fotográfico, seminários como o do Mapeamento Social da Capoeira e homenagens a mestres e rodas que dia a dia e com muita luta preservam e fortalecem este esporte em Florianópolis.

Também integra a programação uma Sessão Solene em Homenagem aos 40 anos da capoeira em Florianópolis no dia 03 de agosto, na Câmara Municipal de Florianópolis, às 16h. Todas as atividades da 6ª Semana da Capoeira têm como objetivo não apenas a comemoração pelas quatro décadas de existência deste esporte na cidade, mas também a valorização, a divulgação, a preservação e expansão desta cultura.

Porque capoeira é mais que esporte. É história. Capoeira é mais que expressão cultural. É patrimônio. Capoeira é mais que mistura entre arte marcial, cultura popular e música. É a mistura de pessoas, é o encontro, é a igualdade, é braço aberto sem nenhum tipo de distinção, é a união, a soma. Capoeira é mais que uma tradição. É a cara do Brasil na sua forma mais genuína e verdadeira.

A capoeira foi desenvolvida no país por descendentes de escravos africanos e caracteriza-se pelos golpes e movimentos ágeis, porém sutis. Entre chutes, rasteiras, joelhadas e acrobacias em solo ou aéreas, os capoeiristas, embalados pela música típica desta cultura, não apenas disputam entre si, mas brincam, dançam, divertem-se, propagam uma tradição secular.

A 6ª Semana da Capoeira de Florianópolis tem esse objetivo, o de comemorar a preservação da cultura, a transformação de futuros por meio do esporte, a conscientização a crianças e jovens de valores e princípios, o ensinamento sobre respeito, igualdade, humanidade. Comemorar esta data é comemorar a história do Brasil, é celebrar uma manifestação que é considerada como berço da expressão cultural.