28/07/2017 - FCFFC - Cultura
Senadores de Florianópolis tomam posse na Esquina Democrática
A homenagem foi concedida a 13 pessoas e à Fundação Franklin Cascaes, que celebra 30 anos de atividade na área cultural

foto/divulgação: Dieve Oehme

Senadinho dá posse aos novos senadores

Um dos principais locais de encontro na região central da cidade, o antigo Café Ponto Chic, na esquina das ruas Felipe Schmidt e Trajano, foi mais uma vez palco de homenagens a personalidades representativas da cultura local. Seguindo tradição mantida desde 1979, pela confraria Senatus Populusque Florianopolitanus, 14 homenageados receberam o diploma de “senador” na tarde de quinta-feira (27). A solenidade integrou as comemorações do aniversário de 30 anos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

A superintendente da Fundação, Roseli Pereira, recebeu o diploma concedido pelo presidente da confraria, Edy Leopoldo Tremel, por conta da contribuição da instituição em favor da cultura e da arte na capital catarinense. “É uma honra receber essa homenagem aqui, nesse espaço tão significativo para a cidade. Esse é um local que sem dúvida faz parte da memória afetiva de Florianópolis”, ressaltou.

O Café Ponto Chic foi um dos estabelecimentos comerciais mais frequentados de Florianópolis na década de 1940, reconhecido pela população como um espaço de encontro. O local reunia uma diversidade de frequentadores, especialmente políticos de diferentes partidos, aposentados e funcionários públicos, que ficavam horas em bate-papos sobre temas como economia, cultura, esporte e, principalmente, política. Dessas conversas informais surgiu o apelido carinhoso do espaço, que ficou conhecido como Senadinho, e nasceu a fama da esquina mais democrática da região central.

Com a venda do ponto comercial, o tradicional Café esteve ameaçado de fechamento, mas um acordo entre a Prefeitura de Florianópolis e a empresa que ocupou o estabelecimento, em 2005, garantiu a manutenção do café no local. A negociação para preservar esse estabelecimento tão importante na história e na memória de Florianópolis foi conduzida pelo então procurador municipal Norton Makowiecky. Ele foi um dos novos senadores diplomados na quinta-feira.

Os outros homenageados no Senadinho foram André Calibrina, Carlos Rogério Poli, Antônio Silvestre Spillere, Jorge Seabra Polidoro, José Carlos Pacheco, Luiz Carlos Conti, Roberto Costa, Valci de Paula Moreira, Valdir Mendes, Waldemar Serafin e Sérgio Bellozupko. Desde que foi criada essa diplomação em Florianópolis já foram empossados cerca de 500 “senadores”.