30/07/2017 - FCFFC - Cultura
Mural da Cultura homenageia Cipriano e Paulo Gaiad
Exposição em homenagem aos dois artistas, falecidos recentemente, poderá ser visitada até dia 30 de setembro

foto/divulgação: Dieve Oehme

Espaço cultural no Mercado Público divulga obras de artistas da cidade

Dois ícones das artes visuais em Florianópolis, Paulo Gaiad (1953-2016) e José Cipriano (1935-2017), serão homenageados com uma exposição no Mercado Público Municipal.  Obras desses artistas, falecidos recentemente, vão integrar a mostra do Mural da Cultura que será aberta na Ala Norte do prédio histórico, nesta segunda-feira (31), às 10h30. A programação encerra as comemorações dos 30 anos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, realizada no mês de julho.

Completando dois anos de criação, o Mural da Cultura faz parte do programa de difusão artística da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, executado pela Fundação Franklin Cascaes. O espaço, inaugurado em agosto de 2015, tem como objetivo divulgar e valorizar a produção artística local, além de proporcionar ao público diferentes formas de apreciação estética, apresentando variados estilos artísticos, abrangendo do tradicional ao contemporâneo. Reproduções das obras de artistas da cidade são expostas no local, em paineis, periodicamente.

Desde que foi instalado, o Mural da Cultura já divulgou trabalhos de Ana Carmolinga, Cipriano, Estela Ramos, Kelly Taglieber, Vera Sabino, Bruno Bachmann, Silvio Pléticos, Fê Luz, Diego de los Campos, Lú Pires, Betinha Trevisan, Laércio Luiz, Juliana Crispe, Loro, Giba Duarte e Paulo Burani. A nova exposição pode ser visitada gratuitamente até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas; e aos sábados, das 9 às 14 horas.

Artistas homenageados

Natural de Piracicaba (SP), Paulo Gaiad estudou Arquitetura na Universidade de Brasília e foi colaborador do arquiteto Vilanova Artigas (SP), passando a frequentar o ateliê livre de modelo vivo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 1981, o artista veio morar em Florianópolis, cidade onde faleceu em outubro de 2016.

Entre os prêmios conquistados por Gaiad destacam-se o 47º Salão Paranaense do Museu de Arte de Curitiba (1990), 1º Salão do Mar de Antonina (1991), Cultura Viva (1997) e o VI Salão Victor Meirelles (1998), entre outros. Foi também tema de alguns vídeos: “Paulo Gaiad, matéria da Consciência” (1996); “O Museu e a Escola” (2001) e “Paulo Gaiad – Projeto Artistas Visuais Catarinenses” (2002). Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, com destaque para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, França, Espanha, Alemanha, Holanda e Macedônia.

Reconhecido internacionalmente, José Cipriano dedicou mais de 30 anos de sua vida ao resgate cultural de igrejas, fortalezas, marinas com sua pesca artesanal e os patrimônios históricos da Grande Florianópolis. Natural de São José, o artista faleceu em abril de 2017, em Florianópolis, aos 81 anos.

Com um trabalho voltado à pesquisa apaixonada pelas paisagens locais, levou sua obra às telas, postais, pôsteres, canecas, vídeos-documentários, e também aos livros «Igrejas - Grande Florianópolis» e «São José - Uma Cidade Imperial». As pinturas que vão homenagear o artista no Mural do Mercado Público foram escolhidas pelo filho dele, João José da Silva, que atualmente cuida do ateliê que Cipriano mantinha na própria residência, na região central da cidade.

O quê: Mural da Cultura

Exposições com obras de Paulo Gaiad  e José Cipriano

Quando: segunda-feira (31), às 10h30 – abertura

Visitação até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Sábados, das 9 às 14 horas.

Onde: Ala Norte do Mercado Público - Centro

Quanto: gratuito