01/08/2017 - SME - Educação
Oratória nas Escolas prepara alunos para falarem em público
Oratória nas Escolas 2017, desenvolvido pela JCI Florianópolis em parceria com a Prefeitura da Capital, é lançado

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Luana Linsmeyer, aluna do 9º ano da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, no bairro Coqueiros, obteve o terceiro lugar na etapa local do concurso “Oratória nas Escolas” de 2016. Foi por intermédio do programa que a menina de 14 anos pegou gosto por falar em público. “Além de ter aprendido a gostar, acredito que consigo argumentar melhor em minhas intervenções, seja onde for”.

Com o objetivo de estimular a prática de falar em público, o concurso Oratória nas Escolas de 2017 foi lançado em evento nesta terça-feira na unidade educativa de Coqueiros, que contou com a presença do prefeito Gean Loureiro, do vice-prefeito João Batista Nunes e do secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude, sob o comando de Fernando Fernandes, e Secretaria Municipal de Educação são parceiros da Junior Chamber International (JCI) Florianópolis nesse projeto.

Pelo regulamento do concurso, Luana não pode participar novamente. Mas, estará auxiliando os colegas da escola para que consigam fazer uma boa redação e que tenham desenvoltura no momento de explanar o conteúdo do tema da etapa municipal da competição.

Ao ataque

Arthur Campos de Souza, do 9º ano, será um dos alunos da Escola Almirante Carvalhal que irá participar da competição. “Certamente, será um complemento para a minha vida. Por intermédio dessas provas, poderei aperfeiçoar a minha comunicação”, diz o garoto de 14 anos.

Com 1 metro e 82 centímetros, Arthur é jogador de vôlei que atua na posição oposta ao levantador, mais especializado em ataque no time da Elase, a Associação dos Empregados da Eletrosul. No ensino superior, quer cursar educação física. E quem sabe tornar-se um professor, um profissional que precisa da oratória para melhor transmitir ensinamentos.

O concurso

Este ano, em torno de 850 estudantes de oitavos e nonos anos do ensino fundamental poderão participar do concurso.

Além da Almirante Carvalhal, participarão do concurso as escolas  João Alfredo Rohr (Córrego Grande), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Osmar Cunha (Canasvieiras)  e Batista Pereira (Ribeirão da Ilha).

O programa “Oratória nas Escolas” tem como objetivo estimular o estudo e a reflexão de jovens, e a mobilização da sociedade sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação e segurança. Além disso, estimula a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho atualmente.

O tema da etapa municipal, que também foi abordado na final de 2016, é “O que é ter sucesso na vida?”.

Os benefícios da oratória

Para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o Oratória nas Escolas abre espaço para um novo momento na vida dos adolescentes. “Não percam a oportunidade de aprenderem a melhor dialogar, de expressarem de forma mais eficaz o sentimento de vocês. A oratória poderá, inclusive, auxiliar vocês no ambiente escolar. Pode também ajudar vocês a chegarem em casa, e dizer para o pai, mãe, ou outro parente, o quanto vocês os amam”.

Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a competição dará asas aos adolescentes para que sonhem em alçar novos voos na vida. “Eles irão trabalhar diversas técnicas da oratória que irão transformá-los em pessoas mais seguras”.

Conforme Graziela Paseto, presidente da JCI Florianópolis, a intenção do concurso é capacitar os estudantes com técnicas para melhor enfrentarem os mais diversos públicos. “Consequentemente, isso irá ajudá-los mais tarde no mercado de trabalho”.

Em análise, a emoção pela voz. Pronúncia, modulação, coerência, segurança e motivação fazem parte deste item.  O conteúdo da mensagem é verificado por intermédio da fidelidade ao tema, argumento, estrutura do discurso, clareza das ideias e conclusão da fala. Vale ponto a expressão corporal: a postura do orador, os gestos, contato visual com as pessoas, mudanças na expressividade facial e posicionamento no palco.

As etapas

Após o lançamento oficial, o projeto acontecerá em quatro etapas. A primeira será uma reunião com os diretores das escolas municipais, com o objetivo de discutir a importância da realização do concurso.

Depois chega a parte dos workshops: A JCI Florianópolis realizará dois workshops de oratória e comunicação por escola, sendo uma turma no período da manhã e outra no período da tarde, beneficiando aproximadamente 200 adolescentes. O workshop acontece com estímulos, debates e práticas de oratória.

A fase de classificação também é chamada de etapa local. A escola trabalhará o tema proposto com estes alunos e elegerá o seu melhor orador, que receberá o apadrinhamento.

Nessa etapa, os alunos finalistas do concurso interno de cada escola serão apadrinhados por membros da JCI de Florianópolis, recebendo um treinamento intensivo em oratória, visando à preparação para a fase final.

Finalmente, nessa fase os vencedores da etapa classificatória competirão entre si e será decidido o vencedor do Concurso Municipal de Oratória nas Escolas.