14/08/2017 - SME - Educação
NEI da rede cria espaços para crianças viajarem no mundo da imaginação
No NEI Raul Francisco Lisboa o faz de conta permite que os pequenos desenvolvam a expressividade

foto/divulgação: Geovania Anjo/Elias Fernandez

Com a sala de jogos, dão-se condições para maximizar a construção do conhecimento, da criatividade, da capacidade de interação e ação ativa com seus pares

O mundo da imaginação infantil é uma caixinha de surpresas. Ouvir e contar histórias, brincar de faz de contas e estimular a criatividade é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, dando a ela a possibilidade de adaptar-se a situações reais e colocar-se dentro da história. A prática também desencadeia ideias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta.

 

A organização do espaço físico favorece o desenvolvimento infantil por meio das brincadeiras. Por isso, a equipe do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (NEI) Raul Francisco Lisboa, em Santo Antônio de Lisboa, ciente da importância da estruturação dos espaços, organizou salas alternativas para os pequenos. Há uma casinha, sala de fantasia, além de salas de artes, leitura, vídeos e de jogos.

 

“Neste ano de 2017, reorganizamos as dependências do prédio juntamente com a equipe de profissionais da unidade criando espaços lúdicos e aconchegantes para nossas crianças” conta a diretora da unidade.  Conforme Lúcia Maria Linhares, para a criança, brincar é um processo permanente de descoberta.

 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, lembra que o princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959, estabeleceu que  toda criança tem direito ao lazer infantil. “A criança que brinca vai ser mais esperta, mais interessada e terá mais facilidade de aprender”, relata.

 

 

Sala de leitura

 

 

As histórias infantis são excelentes aliadas no trabalho realizado com as crianças da educação infantil. Através das histórias, as professoras podem transportar as crianças para o mundo da fantasia e cultivar nos pequenos a capacidade de se emocionarem e canalizarem pensamentos e aspirações.

 

Também através das histórias, se introduz nas crianças o interesse pela leitura e pelas letras. É um espaço onde vivenciam momentos de emoção, aventura e muita fantasia.

 

 

Sala de jogos

 

 

“Nós da educação infantil, ao trabalharmos com o lúdico, através de jogos e brincadeiras, procuramos fazer com que as crianças fortaleçam sua autoestima e desenvolvam relações de confiança consigo mesma e com os outros”, diz a diretora.

 

Com a sala de jogos, dão-se condições para maximizar a construção do conhecimento, da criatividade, da capacidade de interação e ação ativa com seus pares.

 

 

Sala de fantasia e casinha

 

 

Crianças ou adultos fantasiam. São concebidas histórias mirabolantes, com o futuro, com um final feliz. Com a enorme capacidade de fantasiar as crianças atuam na construção de sua imaginação. Elas simbolizam, brincam de faz de contas, representam papéis e recriam situações que vivenciam no seu cotidiano, tanto familiar, quanto escolar.

 

 

Sala de artes

 

 

A sala de artes é um espaço muito utilizado pelas professoras na realização de atividades que desenvolvem a criatividade e a espontaneidade das crianças. Diversos materiais estão à disposição para que os pequenos possam explorar suas habilidades.

 

Sala de vídeos

 

 

“Nossa sala de vídeo é um espaço usado pelas professoras no complemento das disciplinas trabalhadas em sala de aula”, explica Lúcia.

 

No local, as crianças têm a possibilidade de conhecerem sons, lugares, culturas, pessoas e animais diferentes.


galeria de imagens