• Banner: Creche de Verão 2018
  • Banner: Recadastramento de Jazigos
  • Banner: Rematricula Eja e Ensino Fundamental
  • Banner: Ano Letivo 2018: Creche e Pré-escola
  • Banner: Comercio de Ambulantes
  • Banner: Oficinas de Drenagem Urbana
  • Banner: Confira a Nova Nota Fiscal Eletrônica
12/09/2017 - SMI - Habitação
Bacia do Pântano do Sul será alvo de oficina sobre drenagem urbana nesta quinta-feira (14)
Prefeitura e UFSC realizam eventos do tipo para fins de elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis

foto/divulgação: Comissão de Drenagem

Oficina realizada na semana passada no Rio Tavares

A Prefeitura de Florianópolis e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam às 18h30 desta quinta-feira (14) oficina de diagnóstico e planejamento da drenagem urbana nos Açores. O trabalho visa embasar a construção do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis.

A oficina comunitária vai acontecer na Associação do Balneário dos Açores (ABA), à Rua Juvenal Egídio Ramos - nº 222. A ideia é buscar identificar os problemas relativos a alagamentos e inundações em nível local e discutir soluções para a drenagem urbana.

Ao todo, 15 oficinas estão programadas para acontecer até o final do ano, abrangendo todas as bacias hidrográficas da Capital. Desta vez, estão sendo esperados moradores de nove comunidades que integram a Bacia do Pântano do Sul: Açores, Armação, Saquinho, Lagoinha do Leste, Matadeiro, Costa de Dentro, Praia da Solidão, Lagoa do Peri e Pântano do Sul, no Sul da Ilha.

A série de oficinas foi deflagrada em 17 de agosto com a Bacia do Itacorubi e, na semana passada, aconteceu no Rio Tavares.  De setembro a dezembro (ver cronograma), outros 11 eventos do tipo vão debater acerca do que ocorre nas bacias hidrográficas do Ribeirão da Ilha e da Tapera; da Papaquara; do Centro; da Lagoa da Conceição e da Barra da Lagoa, dos Ingleses e Santinho; do Rio Vermelho; de Ratones; do Saco Grande e Santo Antônio; do Saco dos Limões, Costeira e Carianos; de Coqueiros e do Estreito.

As oficinas têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal e contam com o apoio dos conselhos locais de saúde para atuarem como facilitadores.

 

 Comissão

 

Técnicos da Prefeitura e professores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC participam da Comissão Especial de Estudos de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Florianópolis (DREMAP) criada por Decreto Municipal em julho de 2015. A Comissão tem como principal objetivo subsidiar a elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis.

 

Veja a programação completa no site:

http://www.pmf.sc.gov.br/oficina/




Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.